100 Milhas Piracicaba completa 30 anos em agosto

Evento será o último em que contará com a participação de Benedio Giannetti Júnior, seu criador. (foto: Divulgação)

A 100 Milhas Piracicaba, tradicional prova automobilística, chega a sua 30 edição e será disputada entre os dias 16 e 18 de agosto, no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), devendo contar com competidores de vários estados brasileiros. Faltando um mês para a corrida, esta edição será simbólica tanto por completar três décadas de realização ininterrupta e por marcar a despedida do seu criador das pistas. Benedito Giannetti Júnior, que já venceu a prova por sete vezes, completará 70 anos e informa que esta será sua última participação no evento.

Fazendo parte do calendário automobilístico nacional e evento oficial de Piracicaba, a prova de longa duração também marca o aniversário do ECPA, que foi inaugurado no dia 13 de agosto, de 1989, e completará 30 anos de fundação. Outro fato importante é que as 100 Milhas Piracicaba acontece em comemorações ao aniversário da cidade, celebrado no dia 1ª de agosto.

A corrida contempla carros de turismo e gaiolas tubulares em um único grid, largando lado a lado, mas separados por categorias. Um dos marcos do automobilismo nacional, a 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, quando contava com a presença de grandes nomes como José Carlos Pace e os irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi.

No formato atual, a primeira edição da prova ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Depois disso, em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos do município e do ECPA”, informa Dito Giannetti, proprietário do ECPA.

Da Redação