100 Milhas Piracicaba realiza 29ª edição

esporte A tradicional prova acontece neste fim de semana no ECPA. ( Foto:ADILSON ZAVARIZE)

A tradicional 100 Milhas de Piracicaba chega à 29ª edição consecutiva no próximo fim de semana e terá como palco novamente o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. O evento, que começa neste sábado (18), terá cerca de 40 pilotos no grid, que é dividido nas categorias Tubular e Turismo. No domingo (19), a novidade será a prova 2 Horas Bike, que abre a programação pela manhã. A largada para a corrida mais aguardada do dia está agendada para as 15h. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do ECPA e custam R$ 15, mesmo valor para o estacionamento.

O piloto Athus Biruel, de Araraquara, venceu as duas últimas edições na Tubular. Na busca pelo tricampeonato, ele irá dividir o cockpit com o conterrâneo Diego Lapena, que disputa o Campeonato Brasileiro de Marcas. “É uma experiência diferente para nós. O Diego não está acostumado com um monoposto e tração traseira […] e eu vou pegar algumas dicas sobre tração dianteira com ele. Vamos treinar bastante para decidir qual a melhor estratégia. Além do Dito Giannetti, que é muito experiente, teremos um bom desafio. Vem gente muito boa para disputar o pódio”, afirmou Athus.

Na categoria Turismo (Marcas & Pilotos), bagagem nas pistas é o que não falta. Alguns dos mais experientes pilotos vêm do litoral paulista, como Edson Paes e o filho Bruno, que formarão o trio com Emerson Poveda. Além deles, a dupla de Santos, Rodrigo Tavares e Diego Augusto, está confirmada no evento. “É a minha oitava 100 Milhas e pretendo estar em Piracicaba para começar a preparação cedo na sexta-feira (17) e, se tudo der certo, chegar ao pódio ao final da corrida”, disse Tavares.

Vencedor em 2012, Edson Paes aposta no ‘entrosamento’ com a pista. “O ECPA é como a minha família. Tenho apenas que agradecer à família Giannetti pelo tratamento que recebemos em Piracicaba, desde que chegamos na portaria ao momento da despedida. Eu gosto do automobilismo, gosto de andar, sei que tenho minhas limitações, mas é o que eu gosto de fazer, e aqui no ECPA eu sinto prazer em poder dirigir. Estou esperançoso de estar bem fisicamente para participar da festa de 30 anos do ECPA em 2019”, relatou Edson, o popular ‘Véio Loko’.

PROGRAMAÇÃO

O show de velocidade começa nesta sexta-feira (17), quando os carros invadem a pista para sessões de treinos livres. No sábado (18), serão realizadas provas válidas pelas categorias Fórmula Vee e Fórmula 1.600, com duas baterias cada, além da tomada de tempo para os Clássicos, Tubular e Turismo. Ao anoitecer, acontece o Track Night, das 18h às 22h. No domingo (19), as atividades começam com a 2 Horas Bike ECPA. Ao meio-dia, a categoria Clássicos alinha para a largada das 50 Milhas e, às 15h, começa a 100 Milhas Piracicaba, em grid único e pontuação separada.

 

(Líder Esportes)