10º Baep vai treinar com Rota, Gate, COE e Batalhão de Choque

Treinamento com as equipes de elite da PM terá duração de cinco semanas e os policiais passarão por avaliações. (Fotos: Fábio Geronimo)

Começa na nesta segunda-feira (11), a nova etapa de treinamento dos policiais militares do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). A partir de agora, eles participarão de nivelamento com outras unidades de elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo como Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar, Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), COE (Comando de Operações Especiais), 2° e 3° Batalhões de Choque. Os PMs usarão salas de aulas cedidas pela EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba). A sede será em um prédio alugado pelo governo do estado, na rua Maringá, 450, no São Francisco. A inauguração está marcada para o dia 19 de dezembro.

Segundo a PM, o efetivo terá treinamento para atuar em diversas modalidades do policiamento sejam patrulhamento urbano, ações antiterrorismo, combate ao crime organizado e demais ocorrências de gravidade que venham a necessitar de equipamento e atuação diferenciada.

O treinamento com as equipes de elite da PM terá duração de cinco semanas, por meio de aulas práticas e teóricas durante todo o período; ao término os policiais passarão por avaliações para verificar o conteúdo transmitido.

Anteriormente, os policiais fizeram uma preparação para habilitação de fuzis 556 e 762, além de pistolas austríacas Glock, que foram adquiridas pelo governo do estado. Um dos pontos usados para o treinamento ocorreu no estande de tiros, no interior do Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia. O curso foi ministrado por oficiais e praças que são habilitados no método Giraldi, que é adotado internacionalmente. A doutrina prevê tiro defensivo na preservação da vida, cujo sucesso da atuação depende do intenso treinamento, segundo a Polícia Militar.

Os PMs receberão ainda treinamento para emprego de granadas, táticas em revista em estabelecimentos prisionais e controle de multidões.

Cristiani Azanha
[email protected]