10º BPM/I recebe nove viaturas do Estado

viatura Mais uma viatura foi entregue pelo convênio com o município. ( Foto: Claudinho Coradini/JP)

A partir desta semana, o 10º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) passa a contar com mais nove viaturas zero quilômetro, no modelo GM Spin que foram entregues pelo Governo do Estado. Deste total, seis ficam em Piracicaba, duas foram para Capivari e outra para São Pedro. Na semana passada, o CPI -9 (Comando de Policiamento do Interior) recebeu outras 47 viaturas foram entregues para os batalhões da região. A corporação também recebeu uma viatura, no modelo Fiat Toro, em convênio com o município, para reforço da segurança na cidade.

O comandante do batalhão, tenente-coronel Willian de Cerqueira Leite Martins disse que os veículos irão fazer parte do patrulhamento ostensivo e preventivo da corporação. “A PM vem atuando para a queda dos indicadores criminais. Somente no último trimestre tivemos redução de 25,42% nos casos roubos, em comparação ao mesmo período do ano passado”, disse. De acordo com dados da PM, os casos de roubos e furtos, houve queda de 11,14% no mesmo período.

Cerqueira explicou que 2018 registrou 370 casos de roubos e furtos de veículos, somente em Piracicaba. Dos anos anteriores, 2015 foi considerado o mais crítico com 645 ocorrências registradas na mesma época. “Os resultados contínuos atribuímos a integração com outros órgãos, como a Guarda Civil, Polícia Civil, Ministério Público, Polícia Federal, Poder Executivo Municipal, entre outros, por exemplo”, completou.

Segundo Cerqueira, os policiais do 10º BPMI têm conseguido reduzir os índices de crimes devido ao uso da metodologia do Degeo (Diagnóstico Evolutivo Geoponderado) — estudo que compara produtividade e crime violento contra o patrimônio a partir da prisão de procurados e apreensão de armas. “Constatamos que no período em que há o pico de prisões por tráfico de drogas há uma queda no número de roubos, por exemplo, pois esses crimes estão relacionados”, afirmou.

Atualmente, o 10º BPM/I é responsável por 11 municípios da região de Piracicaba e é englobado pelo CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior), que atende o total de 52 municípios.

TRÂNSITO – Para o comandante, Piracicaba é uma cidade privilegiada nas ações no trânsito. “Atualmente estão atuando nessas ações a PM, GC e agentes de trânsito, potencializando o poder de fiscalização de forma integrada. Os agentes, por exemplo, quando percebem situação de natureza criminal, eles acionam a PM”, completou Cerqueira.

(Cristiani Azanha)