11º Festival Paulista de Circo ocorre entre 5 e 9 de setembro no Engenho

circo Como nas edições anteriores, serão montadas três lonas para o festival deste ano. (Amanda Vieira / JP)

A 11ª edição do Festival Paulista de Circo acontecerá entre os dias 5 e 9 de setembro, no Engenho Central, com programação inteiramente gratuita. A data foi confirmada pela SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e pela Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte), organizadora do evento.

De acordo com a SemacTur, como em edições anteriores do festival, serão montadas neste ano no Engenho Central três lonas para as apresentações das companhias e grupos de circo — Piolin, Arrelia e Pimentinha, de 1 mil, 600 e 300 lugares, respectivamente. Nos dias 5 e 6 de setembro, das 10h às 14h, as sessões serão exclusivas para estudantes de escolas públicas e particulares e grupos da terceira idade. A abertura oficial do festival será às 20h do dia 6 de setembro. Nos dias 7, 8 e 9, a programação começará a partir das 13h.

A Apaa revelou com exclusividade ao Jornal de Piracicaba que a programação do festival contará com aproximadamente 60 apresentações artísticas, incluindo um festival de mágica de três noites, com Ricardo Malerbi. Também serão oferecidas oficinas de formação para artistas circenses durante o festival e apresentações em bairros e escolas da periferia, com previsão de atender cerca de 7.600 crianças. A programação detalhada das atrações ainda não foi divulgada.

Titular da SemacTur, Rosângela Camolesi comentou a importância do Festival Paulista de Circo para a cidade. “Este festival resgata a tradição do circo brasileiro. Para nós, é um prazer receber em todos os anos as mais importantes companhias de artes cênicas do país”, afirmou Rosângela.

Em 10 edições, o Festival Paulista de Circo, que ocorreu em Limeira de 2008 a 2011 e passou a acontecer em Piracicaba em 2012, tem público somado de mais de 200 mil espectadores e centenas de artistas envolvidos em mais de 2.000 espetáculos e atividades que vão do circo tradicional ao contemporâneo.

SERVIÇO — 11º Festival Paulista de Circo. De 5 a 9 de setembro, no Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454, Vila Rezende). Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.

(Raquel Soares )