20ª Exposição de orquídeas no Engenho Central vai até domingo

engenho Mostra estará aberta hoje das 9h às 20h. ( Foto: Amanda Vieira/JP)

Até domingo, acontece a 20ª Exposição Nacional de Orquídeas de Piracicaba, no pavilhão 14, no Engenho Central. A realização é da Orquipira (Associação Orquidófila Piracicabana), que pretende atrair expositores de várias cidades do Estado. A entrada é gratuita, mas os organizadores sugerem a doação de alimentos, que serão destinadas às instituições beneficentes cadastradas no Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba). Hoje, a exposição estará aberta ao público das 9h às 20h e no domingo, das 9h às 17h.

De acordo com o analista de sistema e orquidófilo, Haroldo Willian Cardoso, cerca de 22 entidades de todo país participam da exposição, que conta com certa de 1.000 plantas expostas.
O evento escolherá as mais belas orquídeas expostas e os jurados escolherão as melhores espécies divididas em oito categorias. ‘Entre as categorias que concorrem ao Troféu Engenho Central estão espécie nacional, espécie estrangeira, híbrida, simpodial, botânica nacional, botânica estrangeira e mérito cultural‘, explicou.

O orquidófilo Cardoso disse que cultiva orquídeas desde 1988 e que hoje possui cerca de 3.000 plantas. ‘Tudo começou quando minha esposa me pediu para comprar um vaso de orquídea. Desde então, me apaixonei por esta planta e hoje cultivamos em casa e integramos o Orquipira, explicou

Além da área de exposição, haverá estandes com a venda de plantas e insumos oferecidos pelos colecionadores profissionais. A expectativa é de um público de cerca de quatro mil pessoas nos três dias de mostra e de vendas. O acesso à exposição e pelo estacionamento e pela ponte do Morato.

(Fernanda Moraes)