20ª Festa Missionária das Comunidades começa sábado

missa Missionários Silvestre e Artidonio visitaram o JP. (Ana Caroline Lopes/JP)

Será realizada entre os dias 4 e 5 de agosto, a partir das 18h, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, a 20ª Festa Missionária das Comunidades. A festividade será aberta com uma missa, celebrada pelo padre missionário xaveriano Suade, de Moçambique. Logo após a missa haverá a quermesse e um almoço, onde será servida a tradicional galinhada, com custo de R$ 20 por pessoa. As atrações são por conta do trio musical ‘Chora a Gaita’ e da dupla Claudemir e Moisés. O evento é organizado todo ano, há vinte anos, para angariar recursos para as missões desenvolvidas pelos padres xaverianos em Moçambique e no Chade. A entrada é gratuita.

Será vendido na festa: pastéis, cuscuz, batata frita, cachorro-quente, espetinhos, bolos, vinho quente e quentão, entre outras opções. “A festa só é possível em todos os vintes anos graças a solidariedade das comunidades da paróquia, pois todos os anos eles doam tudo o que é comercializado, tudo é doação, não compramos nada”, contou Artidonio Rodrigues, coordenador da festa missionária.

Toda renda obtida na festa será destinada a missão permanente dos padres xaverianos nos países mais pobres da África que consiste em construir barracões, capelas, paróquias, compra de remédios, alimentos e manutenção geral da missão. “O Chade é o terceiro país mais pobre do mundo, eles precisam do nosso apoio pois a situação é critica. Aqui estamos no céu, toda ajuda que mandarmos pra lá será sempre bem-vinda. Além da preocupação com a evangelização, há também a preocupação com a formação dos cidadãos”, comenta Artidonio.

A Festa conta com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e, no sábado, tem inicio às 18h e no domingo, a festa recomeçará às 10 horas, com outra missa e terminará com um almoço, a partir das 11h30.

“A importância maior em participar e contribuir com a festa é o exemplo de solidariedade do povo”, explica Silvestre Dilio, também organizador da festa.

(Raquel Soares)