247 cartões-postais compõem exposição no Museu Prudente

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes sedia, de hoje até 19 de maio, a exposição de cartões-postais Remetentes Postais, composta por 247 cartões de tamanho 10 x 15 centímetros, produzidos com tema e técnica livres por 127 artistas do Brasil e de mais de 20 países. A mostra foi organizada pelas artistas Renata Ghirotto, Liliana Menegali, Zelinda Jordão e Alzira Ballestero, com o apoio da Acap (Associação de Cultura Artística de Piracicaba). A visitação tem entrada gratuita.
 
 
Conforme o regulamento da Convocatória Internacional de Arte Postal, todos os artistas participaram da iniciativa gratuitamente, enviando, por Correios, um ou mais trabalhos autorais. Os postais foram confeccionados durante o ano passado, com técnicas diferenciadas, abrangendo colagem, aquarela, desenho, nanquim, pintura a óleo e acrílica. Há produções de artistas de países como Itália, Espanha, Japão, Rússia, Estados Unidos, Finlândia, Argentina, Turquia, Espanha, Uruguai, México, Alemanha, Áustria, Bélgica e Holanda. As obras retratam a história, paisagem e cultura de cada lugar, além de artes abstratas, florais, humanos, animais e inscrições.
 
 
Entre os participantes de Piracicaba que têm postais na exposição estão André Cortes de Paula, Paulo Vasconcelos, Alexandra Jacob, Virginia Nicoleti, Guida Aversa, João Matos, Murilo Panini, Mariana Coimbra, Guilherme Cervone, Júlia Wang Jorge, Amanda Pavilião, Silvia Dionísio, Tatiana Gerardini, Breno Faccio, Ingrid Boer Benetti, Lidice Salgot, Luisa Libardi, Vera Gutierrez, Denise Storer e Gracia Nepomuceno. 
 
 
De acordo com Renata Ghirotto, o intuito da mostra foi a troca de experiências entre as pessoas envolvidas, sejam profissionais ou não, de modo a divulgar a arte postal. “Quisemos resgatar a importância, antes esquecida, de se enviar trabalhos originais via Correios. Isso já vem de outro projeto, no qual, desde 2015, o Ateliê Casa 3 (projeto de arte contemporânea desenvolvido por Renata, Liliana, Zelinda e Alzira) trabalha com arte postal. Enviamos mais de 1.000 trabalhos para artistas e outras pessoas para resgatar essa arte e divulgá-la, mas sem a intenção de receber algo em troca. Decidimos, então, fazer a exposição na mesma linha, resultado de uma convocatória aberta de 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro do mesmo ano. Tornou-se um grande movimento”, comentou a artista.
 
 
Além da exposição física no Museu, os cartões podem ser vistos virtualmente no site ateliecasa3.wixsite.com/convocatoria.
 
 
SERVIÇO — Exposição de cartões-postais Remetentes Postais. De hoje a 19 de maio, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antonio, 641, Centro). Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 10h às 14h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-3069.