‘30 Anos de Aquarelas de Nikolaus’, na Bauhaus

Mostra conta com 16 obras de Klaus Reichardt. (Foto: Amanda Vieira /JP)

A Bauhaus Brasil, em parceria com a Pinacoteca Municipal de Piracicaba Miguel Dutra, recebe a exposição “30 Anos de Aquarelas de Nikolaus”, de Klaus Reichardt. A abertura acontece amanhã (1), às 10h, na Bauhaus Piracicaba, com a presença do artista. A entrada é gratuita.

A exposição é paralela ao V SAP (5º Salão de Aquarelas de Piracicaba) e fica disponível para visitação até o dia 22 de junho. A mostra é aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 9h às 21h, às sextas, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.

O título “Nikolaus” vem do pseudônimo que Reichardt utiliza para assinar suas obras. As aquarelas contam com um estilo muito particular do artista, que pinta os quadros em formatos geométricos, as quais, unidos, dão origem às imagens.

A mostra conta com 16 obras de Klaus Reichardt, cujos temas variam entre paisagens e construções piracicabanas e de outras cidades do país.

De acordo com Bruna Caritá, coordenadora da escola Bauhaus Piracicaba, a parceria com a Pinacoteca já é tradicional. “A Bauhaus oferece premiação aos artistas inscritos no Salão de Aquarelas desde a primeira edição. O prêmio deste ano será entrega amanhã, na abertura do Salão”, conta. “Sempre recebemos uma extensão da exposição de aquarelas em nossa escola, e nossa parceria já se tornou uma tradição”.

 

O ARTISTA
Klaus Reichardt (ou Nikolaus) apresenta muita técnica e domínio das formas em suas obras, mas o artista na verdade é agrônomo por formação.
Reichardt é doutor em agronomia pela USP (Universidade de São Paulo), além de possuir PhD em Ciência do Solo pela Universidade da California. Foi docente em Física e Meteorologia desde 1981, e atualmente é professor titular sênior aposentado do Centro de Energia Nuclear na Agricultura na mesma instituição.
Na última década, Reichardt coordenou diversas pesquisas importantes para a evolução da agronomia brasileira, com assuntos ligados ao plantio e pecuária, como “Cana de Açúcar: produtividade potencial e preparo profundo do solo” e “Soja, Arroz e Milho: Estudos fisiológicos das culturas”.

 

SERVIÇO
Abertura exposição “30 Anos de Aquarelas de Nikolaus”. Amanhã, às 10h, na Bauhaus Piracicaba – Rua José Pinto de Almeida, 258, Bairro Alto. Mais informações pelo telefone: 3422-2023.

 

Mariana Requena
[email protected]