40º Recital Infantil da Empem acontece hoje

infantil Evento da oportunidade para as crianças mostrem seus talentos. ( Foto: Divulgação)

Cerca de 18 crianças de 04 a 11 anos se apresentam hoje, às 19h30, durante o 40º Recital Mirim, realizado na Sala Dr. Mahle, da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro
Ernst Mahle), em homenagem aos professores. Coordenado pelas professoras Maria Helena Dutra e Rosana Fontolan, o recital tem por objetivo dar oportunidade para que as crianças mostrem
seus talentos e habilidades, ouçam alunos da própria idade e estejam em contato com músicas de qualidade. O evento reúne alunos de vários instrumentos. A entrada é gratuita.

De acordo com a professora Rosana, os alunos interpretam na ocasião canções folclóricas brasileiras e italianas, composições de Susuki, de Frédéric Chopin e Robert Schumamm, com os instrumentos violino, piano e flauta doce. A professora da Empem ressalta que o objetivo do recital é dar oportunidade para as crianças se apresentarem e mostrar os resultados dos estudos realizados ao longo do semestre.

“Nosso objetivo é proporcionar às crianças um contato maior com a música e com os alunos de outros professores, que tocam instrumentos diferentes, enfrentando o público e perdendo o medo do palco. A apresentação permite aos alunos trabalharem a parte do equilíbrio emocional, exercitando a dedicação, e, além disso o recital é sempre alegre, favorecendo vários outros aspectos”, salientou.

A apresentação, realizada duas vezes ao ano, no mês de maio em homenagem as mães e em outubro aos professores, comemora em 2018, 20 anos de existência. “Participei das 40 edições ao longo desses 20 anos. A emoção de acompanhar de perto a evolução e o desenvolvimento de cada criança é inexplicável. Assisti-las de perto tocando e sendo felizes por isso é realmente emocionante. Esse é um fato que sempre marca a trajetória do Recital”, comentou Rosana.

MÚSICA — Ainda, segundo Rosana, os benefícios do aprendizado da música ainda na infância são inúmeros. “A música proporciona um crescimento pessoal e emocional muito grande. A música socializa as crianças e contribui para o amadurecimento delas. Promove melhora também na parte acadêmica, fazendo com que as crianças se desenvolvam intelectualmente, principalmente nas áreas de exatas, coordenação motora e na parte auditiva”, explicou.

SERVIÇO – 40º Recital Mirim. Hoje, às 19h30, na Sala Dr Mahle, da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (rua Santa Cruz, 1155, Alto). Entrada Gratuita. Informações: (19) 3422-2464.

(Raquel Soares)