45ª Festa do Milho começa neste sábado (16)

São seis dias de festa com uma variedade de receitas (Foto: Claudinho Coradini/JP) São seis dias de festa com uma variedade de receitas (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Hoje a 45ª Festa do Milho Verde de Tanquinho dá início a sua programação parcialmente gratuita, às 14h, com encerramento no próximo domingo (31), no Centro Rural de Tanquinho.

Segundo o presidente do Centro, José Albertino, a festa deve ter a colaboração de 300 a 320 pessoas, entre voluntários e terceirizados, nos seis dias.

Desde a criação da festa, há 45 anos, muitos voluntários ajudam na festa, presenciando diversos acontecimentos marcantes, como as irmãs Eleni, 57, coordenadora da cozinha responsável pelo cural e Deolinda Antônia Lopes, 65, coordenadora responsável pelo creme de milho e cuscuz.

“Na festa de 2014, eu tinha um aniversário para ir. Deixei as comidas preparadas e fui para o aniversário. Quando cheguei, me ligaram desesperados pedindo para que eu voltasse, pois a comida estava quase acabando, pois tinha ido muita gente. Naquele ano, trabalhamos o dia e a noite sem parar.”

Já Deolinda conta que as receitas são caseiras e feitas na casa de sua mãe. O segredo das comidas é que “todas são feitas na hora para que sejam servidas quente e não percam o seu sabor”, conta. Há alguns anos, o creme de milho não estava presente no cardápio. “Doze anos atrás eu fazia o creme apenas para família. Durante a festa, a mãe da minha cunhada pediu para que eu fizesse, e enquanto elas comiam, duas senhoras ficaram curiosas e pediram também. Depois disso, várias pessoas também quiseram, deixando o creme famoso na festa”, relata Deolinda.

Cerca de 1.500 quilos de cural são vendidos por final de semana, de acordo com as irmãs. Quanto ao cuscuz, são aproximadamente 3.550 quilos e cerca de 5 mil unidades no primeiro e terceiro fim de semana, sendo que no segundo, esse número ainda é ultrapassado.
Segundo José Albertino, toda a renda arrecadada será para manutenção das atividades do Centro, que comemora 50 anos de fundação em julho desse ano.

SERVIÇO

Entrada gratuita, exceto aos sábados, das 18h às 1h com preço único de R$6. Para os show do dia 22, os ingressos são vendidos online. Confira a programação e os pontos de vendas no site. O Centro Rural de Tanquinho fica na rodovia Fausto Santo Mauro SP 127 saída 15A e 15B.

Letícia Azevedo