• A iluminação perfeita para cada ambiente
  • A iluminação perfeita para cada ambiente
  • A iluminação perfeita para cada ambiente
  • A iluminação perfeita para cada ambiente
  • A iluminação perfeita para cada ambiente
  • A iluminação perfeita para cada ambiente

A iluminação perfeita para cada ambiente

A iluminação é um dos detalhes transforma a decoração de um ambiente. Uma luminária bem colocada ou um flash de luz que evidencie um objeto decorativo faz toda a diferença no visual geral do local, trazendo mais elegância e beleza ao ambiente. Sendo assim, é importante pensar nas melhores opções de iluminação para o lar, tendo em vista a economia e durabilidade que a predileção pode oferecer.

Segundo José Valério, diretor-presidente da Valérios Materiais Elétricos, nos ambientes internos, nos quais as lâmpadas tendem a ficar acesas por mais tempo, as luzes em LED são as melhores escolhas, tanto pela economia quanto pela durabilidade. “Para ambientes que precisam de luz o tempo todo é ideal uma iluminação com alta durabilidade e as lâmpadas e luminárias de LED são as mais indicadas. O LED tem a capacidade de alta iluminação, ao mesmo tempo em que consume pouca energia, fato gera uma maior eficiência energética e que torna o seu custo-benefício ainda maior”, garante ele. Outra questão que deve ser observada na escolha das lâmpadas é a cor de luz emitida. A temperatura das lâmpadas é representada pela unidade de medida Kelvin e quanto mais alta a temperatura da cor, mais clara a luz será. No caso das lâmpadas amareladas, a temperatura de cor fica em cerca de 4.000 Kelvin, emitindo luminosidade com menos intensidade, enquanto as luzes brancas estão acima por volta de 6.000 Kelvin, o que garante luz clara, fria e intensa.

Para dar um toque mais moderno à decoração, os plafons de LED são uma boa pedida. Essas peças são luminárias nas quais as luzes já são acopladas. Valério recomenda a peça. “Os plafons tornam a instalação mais fácil e rápida, pois dispensa a colocação de lâmpadas. É só fixar a luminária no teto e conectá-la junto aos fios da rede elétrica. Esses plafons distribuem a iluminam no ambiente e podem ser utilizados todos os ambientes”.

AMBIENTE EXTERNO

Cuidados especiais devem ser levados em conta na colocação de lâmpadas externas. Por vezes, blindagens são necessárias para garantir a durabilidade do produto instalado. “Para a iluminação em ambientes externos, deve-se considerar que, dependendo do ponto de instalação da luminária, ela estará exposta a incidência de chuva e sol, por isso deve existir uma blindagem que a proteja contra a penetração de poeira, jatos de água e chuva”, explica José.

FOTOVOLTAICA

Não é uma tecnologia extremamente recente, mas tem convencido muitos brasileiros a utilizá-la nos últimos anos. A energia fotovoltaica é obtida por meio da conversão direta da luz solar em eletricidade, por intermédio de placas instaladas sobre as residências. Essas placas, chamadas células fotovoltaicas, são, geralmente, fabricadas em silício, são as maiores responsáveis pela conversão, que pode gerar economia de energia, mas dispende elevado custo inicial de instalação “O valor para instalação está caindo ano a ano, mas ainda não chegamos em um custo-benefício ideal. Pela pesquisa de mercado que realizei, o custo para instalação do sistema em uma residência média, onde vivem três pessoas, fica em aproximadamente R$ 20.000, e é um investimento que se paga em cerca de seis anos”.

Mariana Requena