5 motivos para adotar processos corporativos mais humanizados

Empresas que dão espaço para diversidade oferecem melhores soluções aos clientes

Ainda que a chamada “Transformação Digital” esteja em pleno curso e trazendo profundas mudanças para o dia a dia das organizações, é também cada vez mais perceptível que há uma demanda crescente, entre profissionais e consumidores, por experiências repletas de sentido, propósito e humanidade.

“Não se trata de posicionar os elementos “humano” e “digital” em lados opostos, uma vez que essa dicotomia não existe verdadeiramente, mas de perceber que há aspectos obviamente complementares entre esses espectros”, pontua Ivan Corrêa, sócio-diretor da Posiciona Educação & Desenvolvimento, especialista em programas de aprendizagem . Assim, é preciso extrair o melhor dessa combinação, afim de que as pessoas se sintam seguras e respeitadas, motivadas a inovar e inspiradas a trabalhar eficientemente.

Historicamente, as estratégias de negócios sempre giraram em torno da produção e dos resultados, com o capital humano sendo percebido como um recurso importante para atingir esses  objetivos. Com o tempo, no entanto, as empresas que realmente posicionaram as pessoas no centro das suas estratégias passaram a se destacar. E é frente ao mercado e seus consumidores que uma empresa humanizada se faz notar.

Aqui estão os cinco principais pilares a serem levados em conta pelos líderes corporativos que querem humanizar a organização.

1. COMUNICAÇÃO

“Comunicação eficaz é o que ajudará você a estabelecer relacionamentos fortes com pares, líderes organizacionais e também com o consumidor final. Embora as empresas precisem de uma estrutura gerencial, as hierarquias tradicionais geralmente dificultam pensamentos inovadores. Portanto, abra canais de comunicação e incentive os funcionários a participar de conversas
importantes e fornecer feedback”, aconselha Correia.

2. DESCOMPRESSÃO
A criatividade é inibida e a alegria por trabalhar desaparece quando as pessoas são privadas da leveza e de algum espaço para “brincar”. De acordo com um estudo do Pew Research Center, brincadeiras no trabalho trazem inúmeros benefícios para funcionários, equipes e organizações inteiras, porque todos se sentem menos fatigados e estressados. Este chamado “playtime” pode significar tempo para socializar, uma simples pausa cerebral, ou ainda uma atividade produtiva mais lúdica.

3. DETALHES
Humanização é também simplicidade. Você não precisa de processos muito elaborados para humanizar os corporativos. Algo tão simples quanto sextas-feiras casuais ou um código de vestimenta mais descontraído podem trazer ótimos resultados.

4. DIVERSIDADE
Uma organização humanizada é aquela que percebe que a diversidade no local de trabalho deve ser promovida para que as oportunidades sejam distribuídas de maneira justa e em prol da pluralidade de pontos de vista. As empresas que dão espaço para a diversidade oferecem melhores soluções para os seus clientes, simplesmente porque fazem da empatia um exercício diário.

5. INDIVIDUALIDADE
Ainda que os líderes organizacionais estejam sempre olhando para o todo, dentro e fora da companhia, é preciso ter um olhar para o fato de que as pessoas têm demandas e padrões comportamentais peculiares. Humanização é olhar para a individualidade e entender o que aquele cliente (interno ou externo) específico busca naquele momento.

(Da Redação)