51º Salão de Arte Contemporânea começa hoje na Pinacoteca Municipal

Cento e quarenta e duas obras ficam expostas à visitação até o dia 16 de novembro na Pinacoteca. (Foto: Fotos: Flávia Silva Perez)

Em sua 51ª edição, o Salão de Arte Contemporânea (SAC) abre suas portas nesta sexta-feira (11), às 20h. Os trabalhos traduzem a liberdade técnica e conceitual em suas diversas formas. A cerimônia de abertura premiará sete artistas selecionados. A visitação pode ser feita até o dia 16 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h, com entrada gratuita. A curadoria é de Odair Demachi e Viviane Gibin.

Neste ano o SAC recebeu a inscrição de 449 trabalhos, de 117 artistas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Sergipe, Amazonas e Rio Grande do Sul. Do montante, 142 obras, de 61 artistas foram selecionadas pelo Júri de Seleção e Premiação, formado por Elisabete Simão da Silva, Martha Simões Sarkozy e Norma Tenenholz Grinberg.

A secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, destaca o árduo trabalho da Comissão de Seleção e Premiação. “A qualidade desses trabalhos fez com que a tarefa se tornasse um desafio para a comissão, tanto na escolha daqueles que seriam expostos, quanto na decisão dos premiados”.

Demarchi garante que o público terá a oportunidade de ver obras contemporâneas e explica o trabalho da curadoria, de instigar novas possibilidades de leituras na arte. “Tinhamos uma limitação de espaço e muitas obras envolvidas. A sensibilidade e o respeito pela arte e pelo artista, permearam o nosso olhar”, comenta.

Para Gibin, a composição dos trabalhos desafiou a curadoria a unir expressões distintas, de maneira a ficarem harmônicas. “Em alguns momentos, a intenção é fazer algumas provocações”, disse.

O Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba será entregue aos artistas Luiz Pasqualini, Paulo Campinho, Daniel Morais Paschoalin, Benedito Ferreira e Maria Gobet. O Aquisitivo Câmara de Vereadores foi para Rodrigo Linhares e Laura Lydia.

Ahron R. Guimarães e Raphael Sagarra – Finok receberão Menção Especial do Júri e o Prêmio Leitura Pública e Análise de Portifólio serão entregues à Laura Lydia, Maria Gobet e Rodrigo Linhares.

SERVIÇO

Abertura do 51º Salão de Arte Contemporânea, sexta (11), às 20h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra (rua Moraes Barros, 233, Centro). Visitação até 16 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-4930.

Da Redação