6.900 pessoas desfilam neste 7 de Setembro

Evento terá participação de escolas municipais e estaduais, além de 70 veículos motorizados; início é na rua Boa Morte. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Piracicaba realiza hoje, às 8 horas, o desfile de 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência. De acordo com os organizadores do evento, a expectativa é que 6.900 pessoas desfilem pela rua Boa Morte até a rua São José a pé e em 70 veículos motorizados. Antes, às 7h30, haverá ato cívico na Praça José Bonifácio, onde ficará o palanque das autoridades, para o hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional e revista à tropa, com a presença do prefeito Barjas Negri e demais autoridades.

Nesse ano, 75 escolas estão confirmadas, sendo 44 da rede municipal e 12 da rede estadual. Das escolas municipais, vão participar do desfile as crianças do Jardim 2 (5 anos) das escolas de Educação Infantil. Também vão desfilar as crianças de quarto e quinto ano (9 e 10 anos) das escolas de Ensino Fundamental.

O evento, que tem como tema “independência do Brasil, civismo e ecologia” contará com a participação de 117 entidades entre elas Tiro de Guerra, representando o Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, escoteiros, clubes de serviço, entidades sociais e associações de classe, entidades governamentais e da iniciativa privada, além carateca e terceiro sargento do Exército, Hernani Verissímo, vice-campeão dos jogos Pan Americanos de Lima.

O chefe do tiro de guerra, o tenente Wolmer Luiz de Oliveira falou sobre a importância do desfile cívico. “Para os militares é um momento ímpar. É a nossa chance de mostrar nosso civismo e a cidadania para a população. Já o brasileiro tem que lembrar desse dia com muito amor, pois o dia 7 de setembro não é uma data qualquer”, declarou.

“Temos que dar exemplo para as nossas crianças. Elas são o futuro do Brasil. Aproveitamos essa semana da pátria para fazer uma vasta programação nas escolas como: cantar o hino nacional, hasteamento a bandeira além de palestras. Estamos fazendo tudo isso para que eles amem a nossa pátria e entendam o que é a independência, que hoje comemora 197 anos”, completou Wolmer.

Neste ano, a Acipi doou 10 mil bandeirinhas do Brasil para a comissão de eventos cívicos em alusão à data. O montante foi repassado a escolas municipais e estaduais por meio da Secretaria Municipal de Educação. O material também será entregue no dia 7 de setembro, durante o desfile cívico-militar.

A prefeitura informa que as ruas transversais entre as ruas Governador Pedro de Toledo e Alferes José Caetano no trecho entre a José Ferraz de Carvalho e a XV de Novembro estarão interditadas desde a madrugada.

Marcelo Uliana
[email protected]