600 voluntários pintam muro da escola dr. Prudente

O MuroArte, que ofereceu vivências artísticas aos alunos da escola, ministradas por Riani, surgiu da ideia de oferecer uma ação educativa voltada a crianças e adolescentes, de forma a criar vínculos afetivos entre os participantes com metodologia da ArtExperiência (Foto: Rafael Bitencourt)

O muro da Escola Estadual Dr. Prudente, em Piracicaba (SP) está de cara nova. Uma ação artística, intitulada de MuroArte, contou com a participação de 600 pessoas, entre alunos, professores, organizadores, apoiadores e a comunidade do entorno, que deixaram suas mãos no local. Idealizado pela agência de marketing Neurônio Adicional e pelo artista Camilo Riani, teve apoio da Diretoria de Ensino de Piracicaba e pela direção da escola.

O MuroArte, que ofereceu vivências artísticas aos alunos da escola, ministradas por Riani, surgiu da ideia de oferecer uma ação educativa voltada a crianças e adolescentes, de forma a criar vínculos afetivos entre os participantes com metodologia da ArtExperiência.

“A ArtExperiência possibilita vivências e acontecimentos por meio da arte. A cidade também ganha com esta arte, pois é algo que poderá ser visto, ainda, pela comunidade externa, potencializando- -a ainda mais”, afirma Mateus Piffer Junior, diretor executivo da Neurônio Adicional.

O projeto foi iniciado em agosto, com a reforma do muro principal da escola. Em setembro, ocorreu a estruturação do espaço para pintura com os alunos, em que foi utilizada a técnica da Cartoongrafia, desenvolvida por Riani. Por meio de arte colaborativa, pequenos desenhos formaram uma grande imagem.

EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL

Os alunos ressaltaram a iniciativa. “Eu acho fantástico, é um projeto que marca a história da escola. O fato de trabalhar com arte me agrada muito”, disse Beatriz Ribeiro, de 14 anos, aluna do 9º ano. “Essas artes são muito interessantes, uma coisa magnífica”, contou Rafaela Pires, também de 14 anos e aluna do 9º ano.

“É importante para a imagem da nossa escola e vai dar um aspecto melhor, mais vivo, pra valorizar mais a nossa praça, inclusive”, comemorou José Claudio, 13, estudante do 8º ano. “Achei o projeto bem legal, porque envolveu os alunos n uma experiência nova. A gente deixa nossa marca também”, disse João Tomaz de Mello, 14, 9º ano.

SERVIÇO

Mais informações sobre o projeto MuroArte podem ser obtidas por meio do site www. artexperiencia.com.br

Da Redação