65 anos da Caterpillar no Brasil: sempre pronta para o trabalho

Caterpillar completa 65 anos de Brasil em 2019 (Crédito: Divulgação)

Era 1919. A Caterpillar seria formada dali a alguns anos, em 1925, pela fusão das empresas de C.L. Best e Benjamin Holt, mas o trator Best 60 Tracklayer desenvolvido pela Best já era o maior e mais conhecido modelo de esteiras da época. O motivo? Sua enorme aprovação no mercado pelas inovações em engenharia que lhe proporcionavam robustez, durabilidade e confiabilidade. Isso há cem anos em a demonstração de que os atributos que aumentam o valor da máquina permanecem presentes na promessa da marca Cat®.

Caterpillar foi criada em 1925, mas suas raízes têm 133 anos (Crédito: Divulgação)

Hoje, os produtos, tecnologias e serviços da Caterpillar escavam e movimentam a terra para as obras de engenharia, pavimentam estradas, mineram metais essenciais e extraem os óleos e gases para atender a demanda global por combustíveis, geram a energia principal ou secundária para edifício, cidades… Transportam com seus motores pessoas e cargas por terra e mar, preparam o terreno para a lavoura e ditam muitas vezes o ritmo de trabalho nas fazendas e florestas plantadas.

Locomotivas da Caterpillar cruzam ferrovias do Brasil (Crédito: Divulgação)

Os clientes usam os produtos da Caterpillar para construírem a infraestrutura básica que permite elevar os padrões da qualidade de vida para que as pessoas tenham acesso a água, eletricidade, alimentos, estradas, pontes, hospitais, escolas e muito mais. As soluções criadas pela Caterpillar ajudam os clientes a construírem um mundo melhor.

Caterpillar é líder global em soluções marítimas e de petróleo (Crédito: Divulgação)

 

Desde 1926 servindo ao Brasil

O Brasil sempre teve importante relevância para a Caterpillar, sendo uma das primeiras regiões no mundo fora dos Estados Unidos identificadas para ter uma revenda Cat. Foi assim que surgiu no Recife, ainda em 1926, apenas um ano após a fundação da Caterpillar, a International Machinery Company (IMC), revendedora Cat. Seu primeiro registro de venda foi exatamente um trator de esteiras Best 60 Tracklayer, na época já rebatizado de Caterpillar Sixty. Já em 1954, a Caterpillar decide iniciar a produção no Brasil. A motoniveladora Cat® 12E foi a primeira máquina produzida no país.

Máquinas da Cat e SEM também atuam no setor Florestal (Crédito: Divulgação)

 

A presença da Caterpillar no Brasil

O Brasil abriga muitos dos clientes, revendedores e funcionários da Caterpillar. Suas fábricas no país produzem mais de 260 modelos diferentes de produtos. As máquinas amarelas são a parte mais conhecida do público, mas muitos outros equipamentos da Caterpillar fazem a diferença em uma enorme cadeia da indústria, com mais de 20 marcas. Conheça algumas delas.

 

A marca Cat das máquinas amarelas oferece um enorme leque de equipamentos, que vão de tratores de esteiras, escavadeiras hidráulicas, carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras, compactadores, pavimentadoras, assentadores de tubo, caminhões articulados e fora de entrada, moto-escreipêres, manipuladores telescópicos, máquinas subterrâneas, perfuratrizes… Muitos deles produzidos nas fábricas de Piracicaba/SP e Campo Largo/PR. Além das marcas Cat Financial, Cat Reman e Cat Rental Store que atendem aos clientes respectivamente com soluções financeiras, componentes remanufaturados e locação de equipamentos.

 

A marca de turbinas e compressores a gás é líder mundial e atende a uma gama de indústrias. As turbinas ajudam a extrair o petróleo, comprimir e empurrar o líquido e gás nos oleodutos e gasodutos e gerar a energia para movimentar grandes equipamentos industriais. Os clientes contam com a equipe da oficina e escritório da Solar no Rio de Janeiro para garantir as operações no mar e na terra.

Cat é a mais conhecida entra as 20 marcas da empresa (Crédito: Divulgação)

A Caterpillar é uma das maiores fabricantes do mundo de locomotivas diesel-elétricas, que recebem suas marcas Progress Rail e EMD. Além de produzir locomotivas, a Progress Rail é especialista em reformar vagões de cargas e trens urbanos e fornecer uma gama de soluções e tecnologias para os clientes do setor ferroviário. No Brasil, centenas de locomotivas produzidas pela Caterpillar transportam grãos, ferro, equipamentos e levam as pessoas de um lugar a outro. A fábrica da Progress no Brasil está localizada em Sete Lagoas/MG e conta com escritório comercial em São Paulo/SP.

 

A Caterpillar ocupa a liderança mundial em equipamentos para a geração de energia elétrica a partir de diesel, gases e biocombustíveis. Cidades e setores industriais inteiros funcionam em todo mundo a partir das centrais energéticas movidas por grupos geradores desenvolvidos pela Caterpillar e colocados nos mercados com as marcas Olympiam e FG Wilson. No Brasil, a fábrica de grupos geradores opera em prédio próprio na Unidade da Caterpillar em Piracicaba.

 

A Caterpillar é uma das maiores fornecedoras de motores de combustão do mundo. Com uma enorme variedade de modelos, a empresa atende a um vasto setor que depende de seus produtos para operar. Nos segmentos de petróleo, marítimo e industrial, os motores Cat e MaK ajudam a operar plataformas e embarcações, propulsionando e gerando a energia necessária ao funcionamento de navios de carga e cruzeiro, bascos pesqueiros, rebocadores, dragas, empurradores, embarcações militares e governamentais, lanches e iates. Já os motores Perkins movimentam respectivamente máquinas agrícolas, caminhões, veículos leves e geram a energia para variados segmentos industriais. No Brasil, a Perkins fabrica motores em sua unidade industrial em Curitiba/PR.

 

A linha de máquinas de construção SEM é projetada é fabricada pela Caterpillar em sua unidade na China para atender mercados de regiões com necessidade por produtos simplificados. Em muitos países em desenvolvimento, as carregadeiras, motoniveladoras, tratores e compactadores SEM estão ajudando setores como os de construção, mineração, agrícola e florestal. O escritório comercial da SEM no Brasil fica em São Paulo/SP. No Brasil, os produtos da Caterpillar são fabricados e assistidos localmente por um time de mais de 5.200 funcionários diretos. Outros 4.500 estão na linha de frente para atender, dar consultoria e suporte aos clientes por meios dos revendedores autorizados PESA e Sotreq.

 

Da construção de estradas ao alívio da falta de energia

Máquinas de pavimentação Cat constroem estradas em todo o Brasil (Crédito: Divulgação)

Pelas mãos daqueles que usam as máquinas da Caterpillar, há inúmeros exemplos de como elas criam impacto, deixando uma marca positiva no país. Da terraplanagem de Brasília na década de 50 à construção da infraestrutura básica brasileira nas décadas de 60 e 70 e desde estão, as máquinas da Caterpillar são uma constante na vida nacional.

Exemplos não faltam. Mais de 200 máquinas Cat tiveram papel fundamental na abertura da Transamazônica para conectar o Norte ao restante do Brasil na década de 70. Milhares delas ajudaram na construção das maiores hidrelétricas do país, de Itaipu a Belo Monte. Na pior crise energética que o Brasil enfrentou, uma usina movida por 31 geradores Cat® 3516 foi erguida em Rio Branco em 2001 para garantir 760 megawatts adicionais de energia elétrica ao país a partir do Acre. Foi o maior projeto de energia já realizado pela Caterpillar em todo o mundo até aquele momento. De lá para cá nenhuma grande obra é realizada sem um equipamento da Caterpillar.

A estratégia global da Caterpillar é o crescimento sustentável

O foco central da estratégia global da Caterpillar é consolidar seu crescimento sustentável por meio de três fatores: expansão da oferta de produtos, serviços e excelência operacional. A companhia busca alcançar essas metas envolvendo pessoas, parceiros e clientes, o que inclui funcionários, revendedores e fornecedores. No coração da estratégia da companhia está o Modelo de Execução & Operação, que é uma estrutura estratégica para identificar áreas de negócio que geram – ou consomem – mais valor e, o mais importante, garante que a companhia permaneça alicerçada sobre seus valores: integridade, excelência, trabalho em equipe, comprometimento e sustentabilidade.

A partir de suas unidades de fabricação, a Caterpillar faz investimentos maciços em segurança, qualidade, fabricação enxuta, melhoria contínua, eliminação dos desperdícios no desenvolvimento e produção de equipamentos que duram e produzem mais, com menos manutenção e consumo de combustível ao longo do ciclo e vida.

Aplicativos móveis gerenciam frotas de equipamentos (Crédito: Divulgação)

A estratégia de serviços da Caterpillar é oferecer uma experiência superior ao cliente focada em ofertas de valor agregado – transformando o suporte tradicional ao produto. A companhia está indo bem neste caminho, com a expectativa de obter um aumento no número de produtos vendidos com contratos de valor para os clientes que fortalecem sua presença no mercado de reposição. Investe pesado em soluções digitais e tecnológicas que vão de frotas conectadas e máquinas autônomas a opções de comércio eletrônico e aplicativos móveis de gerenciamento de equipamentos – e quase tudo o que estiver neste meio. As frotas conectadas são o futuro do setor e têm fortes implicações para os clientes ao permitir que eles tomem decisões baseada em dados que melhoram a produtividade e aumentam a rentabilidade de seus negócios.

 

As fábricas da Caterpillar no Brasil operam com diversos processos fabris inteligentes, como as ferramentas digitais de torque, impressoras 3D que imprimem ferramentais e componentes usadas pelas máquinas de produção. As próprias máquinas Cat saem das linhas de montagem dotadas de diversos sistemas, sensores e tecnologias que aumentam sua vida útil, proporcionam economia de custos e manutenção mais prolongadas, bem como soluções sustentáveis que ajudam os clientes a serem mais produtivos e rentáveis.

A própria NASA, a agência espacial norte-americana, se vale de parcerias com a Caterpillar para desenvolver tecnologias para a exploração espacial.

 

Pela redução do impacto operacional

A Caterpillar estabeleceu metas ambientais ambiciosas e de longo prazo como parte de sua estratégia operacional e de gerenciamento de produtos. As fábricas trabalham para minimizar o impacto de suas operações submetidas a metas para reduzir em 50% o consumo de água e energia, as emissões de gases de efeito estufa e os resíduos.

A empresa também tem metas para elevar o uso de energias renováveis ou alternativas em suas operações em 20% em relação a 2006, aumentar a venda de componentes remanufaturados também em 20% e projetar todas as novas fábricas dentro dos critérios de construção verde.

Motor remanufaturado é o futuro sustentável da indústria (Crédito: Divulgação)

No campo social, desde 1952, a Fundação Caterpillar dedica-se a melhorar vidas e a construir comunidades sustentáveis e resilientes em todo o mundo com a contribuição de mais de U$ 740 milhões para ajudar a permitir o progresso sustentável em todo o mundo. Localmente, a

Caterpillar Brasil patrocina e apoia 30 projetos que beneficiam apenas em 2019 mais de 200 mil pessoas. Conheça um desses projetos, realizado em Piracicaba a seguir.

A melhor empresa para trabalhar está em Piracicaba

Desde 1986, o engenheiro Laércio Soares Jr. é reconhecido por sua intensa energia, ideias inovadoras e iniciativas. Lidera sua equipe com a missão de entregar os melhores tratores de esteiras aos clientes. Enquanto isso, o jovem engenheiro Tiago Tavolari, liderado pelo Laércio, esbanja garra e dedicação para fazer o seu melhor. Aprende cada dia mais na convivência com os colegas mais experientes e desenvolve sua carreira beneficiando-se das novas tecnologias e do ambiente de trabalho íntegro, diverso, cooperativo e inovador. “Trabalho na Caterpillar desde 2011, comecei estagiando. Foi onde eu consegui ter crescimento profissional e pessoal. O ambiente me proporcionou entender como é trabalhar em uma grande empresa. Procuro sempre aprender com meus colegas, principalmente os mais experientes, que já passaram por muitas situações que eu ainda vou passar”, diz Tiago.

Tiago começou como estagiário (Crédito: Divulgação)

Para ambos, a qualidade do produto da Caterpillar está diretamente relacionada à qualidade dos profissionais da empresa. Laércio conta que a Caterpillar tem a capacidade de incluir diversos tipos de pessoas, com diversos tipos de comportamentos no mesmo ambiente de trabalho e essa diversidade de pensamento ajuda a empresa ser inovadora e trazer soluções diferenciadas para o cliente. “Trabalhar na Caterpillar fez toda diferença na minha vida. A pessoa que eu sou hoje, grande parte foi moldada dentro da Caterpillar”, testemunha Laércio.

Laércio está desde 1986 na Caterpillar (Crédito: Divulgação)

É assim também que, com pessoas altamente engajadas, motivadas e preparadas, a Caterpillar projeta, constrói e entrega as soluções que ajudam seus clientes a construir um mundo melhor. “Quando as pessoas estão felizes, desempenham o trabalho com mais eficiência, mais qualidade. Quando entrei para a empresa, tinha certeza que desempenhando um bom trabalho, vinha para ficar. E é o que está acontecendo”, finaliza Tiago.

A Caterpillar é a única empresa brasileira há 13 anos consecutivos na lista das dez melhores para se trabalhar pelo Instituto Great Place to Work e Revista ÉPOCA. A empresa foi eleita a melhor em 2019, 2018 e 2009.

 

Socioeducação pela música
O Projeto Jovens Músicos existe há dez anos. A Caterpillar é o patrocinador mais longevo, ajudando anualmente a manter a estrutura que oferece oportunidades para crianças e adolescentes aprenderem gratuitamente instrumentos de música de concerto. Sob a coordenação do maestro Anderson de Oliveira, o Jovens Músicos identifica e forma novos talentos da música de concerto, além de envolver a juventude em uma atividade socioeducativa de qualidade.

Mais de mil crianças já participaram do projeto e outras 300 recebem aulas atualmente na sede do projeto no centro de Piracicaba e também nos polos mantidos em escolas públicas da cidade. “Colocamos muita dedicação ao ensino da música e, para isso, o projeto conta com nomes reconhecidos no cenário nacional e realiza ‘masterclasses’ internacionais”, conta o maestro.

Jovens aprendem música de concerto com apoio da Cat (Crédito: Divulgação)

No Projeto Jovens Músicos, cada aluno é visto com individualidade. “Eles recebem cuidados e atenção personalizados e à medida que se desenvolvem podem passar a integrar as orquestras, desde o nível mais básico, depois intermediário até chegar à Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba. Procuramos pensar a música como ferramenta de transformação e inclusão sociocultural”, destaca o maestro Anderson.