7 atitudes que prejudicam na busca por um emprego

Conheça as atitudes que podem te prejudicar no emprego (Foto: divulgação)

A situação se repete: o candidato cadastra seu currículo, é chamado para a entrevista, mas não passa para a segunda fase. Aí, surge a dúvida: “por quê?”. De acordo com Renata Motone, coordenadora de recrutamento e seleção da Luandre Soluções em Recursos Humanos, diversas são as pessoas que não sabem (ou não consideram essa possibilidade) que o processo seletivo para uma vaga começa no contato inicial que o recrutador tem com o candidato, seja pelo telefone, e-mail ou pessoalmente. E é exatamente neste momento que os candidatos costumam prejudicar a própria imagem.

“A atitude diz muito sobre o candidato e o profissional de recursos humanos é treinado para identificar perfis de comportamento que podem impactar na contratação”, explicou Renata.

Como saber se sua atitude está te prejudicando? A profissional explica que esses comportamentos são sutis e, muitas vezes, o próprio candidato não se dá conta de como algum detalhe pode pegar mal na entrevista. Ela passou, então, dicas para que aqueles que estão à procura de emprego tenham a possibilidade de aumentar as chances de ser efetivado em alguma vaga nas próximas oportunidades.

1. Aparência não é tudo, mas ajuda

Mesmo que seu estilo seja mais esportivo, é necessário refiná-lo um pouco para a entrevista: “se engana quem acredita que só a formação e a experiência contam”, falou Renata. Ela pontua que não é necessário ir de terno e gravata se o cargo não for tão formal, mas nunca se deve transmitir uma imagem desleixada. Ou seja, bermuda, chinelo, camiseta e afins estão proibidos, mesmo que esteja calor!

2. Tenha bom senso ao falar de suas experiências anteriores

Você pode não ter gostado da gestão do seu antigo chefe, nem da quantidade de vezes que precisou fazer hora extra, sem ser remunerado, mas lembre-se: entrevista de emprego não é terapia. Pelo contrário, é a hora de você mostrar todo seu potencial e ressaltar apenas suas melhores experiências.

3. Negatividade

Reclamar do tempo, do transporte público, da mãe, do pai, da falta de dinheiro são coisas que você simplesmente não deve fazer. Isso demonstra ao entrevistador que você não tende a não transmitir uma energia positiva no ambiente de trabalho.

4. Ficar de olho no celular durante a entrevista

Esta é outra coisa que você não deve fazer nunca. A única exceção é quando você realmente precisará receber uma ligação urgente. Neste caso, informe o recrutador antes do início da entrevista sobre esta possibilidade.

5. Postura pouco profissional

Lembre-se: você tem, muitas vezes, apenas uma chance de causar uma boa impressão. por isso, um pouco de formalidade e gentileza não fazem mal a ninguém e sempre serão bem vistos.

6. Atrasos

Procure não chegar atrasado e, se algum imprevisto acontecer, comunique ao entrevistador. Isso demonstra interesse e profissionalismo. Chegar atrasado sem ao menos se desculpar ou explicar pode demonstrar um perfil profissional indesejado, e que a maior parte das empresas não tolera.

7. Radicalismos

Se nas redes sociais isso pode causar problema, imagine no ambiente de trabalho. Deixe para discutir assuntos polêmicos com amigos. na entrevista de emprego você deve falar sobre suas qualidades como profissional.

 

( Da Redação)