Pizza para toda a família

Receitas em metro garantem diversidade de sabores e economia para grandes famílias. (foto: Claudinho Coradini/JP)

Pizza é assunto sério para quem é apaixonado pela iguaria. Os seus amantes têm preferências pessoais e especiais: massa fina ou grossa, recheios, bordas e até o molho são pontos analisados metodicamente pelos degustadores ‘de plantão’. Além dessas questões, o tamanho da pizza também conta na análise, já que deve atender às necessidades do consumidor, seja ele individual ou acompanhado de uma grande família. Pensando nesse quesito, a Master Pizzaria prepara a “pizza de metro”, perfeita para o consumo em grupo.

Com 70 centímetros de comprimento e 35 de largura, a pizza serve, satisfatoriamente, oito pessoas. “Podem ser definidos quatro sabores, sendo eles doces ou salgados”, explica o pizzaiolo chefe, Luiz Fernando Nascimento. “O diferencial da nossa massa está no tempo de fermentação, pois deixamos a massa fermentar 24 horas antes do preparo da receita, cuidado que garante uma pizza mais leve, a qual é possível comer em maior quantidade”.

A indicação do profissional é a pizza com os sabores Quatro Queijos (mussarela, provolone, parmesão e catupiry), Frango com Catupiry, Rúcula (mussarela, rúcula e tomate seco) e Confete (creme de avelã e granulado com confetes). O tamanho enche os olhos e os recheios são muito bem temperados, quantidade para ninguém colocar defeitos.

Se a ideia é uma pizza menor, apenas para poucos convidados, a Master Pizza também oferece diversas opções. As escolhas de Nascimento são uma pizza grande, metade À Moda da Casa (peito de peru, calabresa, catupiry e bacon) e metade Marguerita (sabor tradicional com muçarela, tomates e manjericão). Como sobremesa, a pizza broto de Morango e Chocolate é uma ótima pedida, preparada com creme de avelã, morangos e leve cobertura de leite condensado.

Para quem deseja reproduzir sua própria pizza em casa, Luiz Fernando explica que a receita não pode ser a mesma preparada na pizzaria, já que o forno do restaurante é especial para o tipo de massa ali assado. O pizzaiolo tem sua própria receita caseira, revelada especialmente para o Boa Comida.

Pizza Caseira

Ingredientes

-1kg de farinha;

-2 ovos;

-1 colher (sopa) de manteiga;

-1/2 colher (sopa) de azeite;

-1 sachê (10g) de fermento biológico seco;

-50g de açúcar;

-40 g de sal;

-450 ml de água.

Modo de Preparo:

Em uma vasilha, misture bem todos os ingredientes secos. Após isso, adicione o azeite e a manteiga. Mexa bem.

Adicione os dois ovos e a água. Misture bem até que a massa fique homogênea. Despeje a receita em uma mesa enfarinhada e sove-a, formando ‘bolinhas’ com as mãos.

Para reservar a quantidade que será usada, leve em conta o tamanho da forma e a espessura desejada para a pizza. Tendo como base uma forma de 35 centímetros de diâmetro, utilize 300g de massa para uma espessura fina, e de 400g a 500g se preferir que a pizza seja mais grossa.

Deixe a massa fermentar por duas horas na geladeira e, após isso, abra-a com o uso das próprias mãos. Unte a assadeira com margarina e farinha de trigo. Arrume a massa sobre ela. Recheie à gosto.

Asse em forno a 280 graus por, aproximadamente, 15 minutos. Agora é só servir!

 

Mariana Requena
[email protected]