Câmara comemora 251 anos da cidade com homenagens

A Câmara realiza a reunião solene Destaque Legislativo 2018, para marcar o aniversário da cidade, nesta quarta-feira (1º de agosto), data em que Piracicaba completa 251 anos de fundação. O evento será às 19h30, no Salão Nobre Helly de Campos Melges, onde ocorrem homenagens a 20 pessoas de diferentes segmentos. Esta é a primeira vez que a Casa de Leis promove uma solenidade neste formato.

As mudanças nas comemorações do aniversário de Piracicaba começaram a ser desenhadas pela atual Mesa Diretora da Câmara desde o ano passado, ocasião em que 15 entidades receberam a Medalha de Mérito Piracicaba 250 anos. Antes disso, entre 1981 e 2016, a data era reservada para a solenidade de entrega do Título de Contabilista do Ano, que em 2018 acontece em 3 de agosto.

As sugestões dos homenageados foram enviadas pelos gabinetes dos vereadores ao Departamento de Relações Públicas e de Cerimonial, que orientou a indicação a partir da relevância de atuação. A Casa também buscou contemplar munícipes de áreas distintas, que reforçassem a pluralidade dos piracicabanos, natos ou radicados.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Matheus Erler (PTB), cada um dos homenageados colabora para o crescimento de Piracicaba e para projetá-la como referência. “A cidade é feita por um povo que não foge da luta, que trabalha de forma incansável e tem orgulho do lugar em que vive”, diz Erler.

Serão homenageados André Moreira Neto, músico e idealizador do Encontro de Bateras de Piracicaba; Antônio Francisco Valério, fundador da construtora Embraplan Engenharia; Antonio Roque Dechen, professor titular do Departamento de Ciência do Solo da Esalq; Arnaldo Antônio Bortoletto, diretor presidente da Coplacana e do Sindicato Rural de Piracicaba; Barjas Negri, prefeito de Piracicaba; Carlos Alberto Joussef, diretor presidente da Unimed Piracicaba; Érico Hammerschmidt Junior, comandante do CPI-9 (Comandante do Policiamento do Interior); Francisco Núncio Cerignoni, membro do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência); Ilton Ferreira da Silva, sócio diretor da Lubrasil Lubrificantes; Jarbas Martins Barbosa de Barros, advogado e diretor da Faculdade de Direito da Unimep; José Coral, diretor presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba; Marcelo Delfini Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal; Marly Therezinha Germano Perecin, doutora em história social; Mauro Pereira Vianna, idealizador do curso de Liderança, Administração, Comunicação e Relações Humanas; Miguel Angelo Ciavarelli Nogueira dos Santos, promotor público; Neusley Martins Moura, líder da juventude na Assembleia de Deus Ministério do Belém em Piracicaba e Região; Paulo Cezar dos Santos, líder comunitário do bairro São Jorge; Roberto Morais, deputado estadual; Sérgio Antonio Fortuoso, superintendente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e Wander Pereira Rossette Júnior, juiz de direito e diretor da Vara da Fazenda de Piracicaba.

(Da redação)