A luz do Natal

Felipe Poleti

Piracicaba já começa a sentir o cheiro e e ver reluzir as cores do Natal. O comércio já se decora com vitrines temáticas e trazem várias promoções para atrair os consumidores, diversas pessoas e entidades dão o último passo para realizar os tradicionais “Natal solidário” às pessoas carentes da cidade, principalmente crianças que sempre almejam presentes do Papai Noel, seja ele de verdade ou algum parente/amigo que usa uma barba branca e se veste de vermelho. E a família? Seja ela mais ou menos afortunada, também já se prepara para a tão esperada ceia de Natal ao lado das pessoas amadas.

Um momento importante e tradicional na cidade aconteceu ontem à noite quando alguns dos principais pontos turísticos de Piracicaba ficaram iluminados por meio do projeto Luz&Arte, promovido pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) em parceria com a SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e do Turismo), o que acontece há dez anos. Pela primeira vez, os piracicabanos e turistas verão o elevador Alto do Mirante com iluminação natalina. Além deste ponto, a Passarela Pênsil, na Rua do Porto, também ganhou decoração alusiva à data e que permanecem acesas até o dia 6 de janeiro de 2019, como mostra matéria da página A 5.

Outro grande momento que a cidade vive é o das apresentações culturais. Como sempre, a SemacTur prepara atrações que encantam desde a inocência da mais jovem criança até a experiência das pessoas da melhor idade. Exemplo disso é que começam as apresentações musicais pela cidade no sábado, 1º de dezembro. A primeira delas é no Engenho Central com o espetáculo “Um Natal Brasileiro”, da Casa de Noel, que a cada ano surpreende o público com uma coisa nova.

Nos corredores comerciais não será diferente. O “Bondinho de Natal”, um veículo todo iluminado e colorido, vai levar Papai e Mamãe Noel a vários bairros para interagir com a população. E não podemos nos esquecer da bela apresentação da Banda União Operária que agrada todos os gostos e é recompensado com muito aplauso.

É nesse clima de paz, fraternidade, solidariedade e alegria que esperamos o nascimento do menino Jesus para iluminar e abençoar nossas vidas para este novo ano que se aproxima. Mesmo cheio de incertezas, 2019 será repleto de sorrisos e de muita coragem para lutarmos por uma Piracicaba e um Brasil cada vez melhor.