A retomada do crescimento

O setor imobiliário registrou um 2017 morno. Mas, em 2018, os empresários do setor estão mais otimistas e pretendem desengavetar 17 empreendimentos imobiliários, entre apartamentos, condomínios horizontais e moradias fora de condomínio. A boa notícia é que os empreendimentos são para todas as classes sociais, desde aqueles de baixa renda até a classe A, interessada em imóveis de alto padrão.
 
A informação é do diretor estadual do Secovi (Sindicato Patronal da Habitação), Angelo Frias Neto. O levantamento foi feito junto a imobiliárias, empreiteiras e incorporadores. Essa retomada da confiança é notada também pelos diretores de imobiliárias e construtores da cidade. Esse retomada do crescimento já havia começado no segundo semestre do ano passado e deve ser sentida com mais força a partir de agora.
 
Nesta edição, o Jornal de Piracicaba publica o Caderno Imobiliário, que aborda essa retomada do crescimento habitacional, a tendência do crescimento dos condomínios verticais e horizontais, e informa quais serão os vetores de crescimento da cidade, definidos pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, que passa por revisão. 
 
O setor da construção é de suma importância para a economia local. É um dos setores que mais contratam mão de obra. Sem falar na geração de impostos. E na movimentação da economia. Esse ramo precisava mesmo de notícias boas.
 
Dados da própria prefeitura indicam esse desaquecimento do setor no ano passado. Para se ter uma noção, em 2016 a prefeitura expediu 4.560 alvarás para construção de residências e unidades de apartamentos no município. Ano passado, foram 2.874 alvarás expedidos pela administração. E, até março deste ano, foram 893 alvarás expedidos.
 
Os empresários do setor têm que estar, de fato, antenados com as novas tendências e com os anseios da população. E a construção de moradias é uma necessidade de um município como Piracicaba, que atrai tantos habitantes de todas as partes do país, que vem em busca de emprego, renda e qualidade de vida. (Claudete Campos)