Aberta a série de eventos da EEP

Acrobacias no ar dá início a série de eventos em comemoração aos 50 anos da Escola de Engenharia. (foto: Fábio Lara)

No domingo (18) a Esquadrilha da Fumaça fez homenagem aos 50 anos da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP/Fumep) e também ao aniversário da cidade, no Aeroporto Municipal Comendador Pedro Morganti.

O diretor acadêmico da EEP/Fumep, José Carlos Chitolina avisou que os aviões não pousaram no aeroporto e a apresentação pode ser vista também do entorno, nos bairros Santa Cecília e proximidades da Esalq. Para maior segurança das aeronaves e do público presente, os participantes não levaram para o local drones ou pipas e respeitaram um limite de 5 milhas náuticas do aeroporto. “Será um momento histórico, em que a Escola proporcionará um evento artístico-cultural de peso ao mesmo tempo em que motiva jovens para a educação por meio da ciência, da tecnologia e da aviação”, disse.

Segundo o presidente da Comissão dos 50 Anos, Milton Rontani Júnior, a apresentação promete movimentar Piracicaba e região e marcará a abertura oficial da tradicional Semana da Engenharia e Tecnologia da EEP (Engetec), de 19 a 25 de agosto; período em que a Escola sediará o Campeonato Baja SAE (dias 23 e 25), receberá o 11º Simpósio de Manufatura da SAE Brasil/ São Paulo Interior (27) e promoverá mais uma edição de sua Exposição de Carros Antigos (24 e 25).

Teremos cinco grandes eventos que, juntos, concederão maior amplitude ao entretenimento e ao conhecimento, proporcionando um cenário de interação e experiências que edificam, transformam e preparam para o futuro”, disse Rontani, reforçando o convite à família, alunos, professores, funcionários e a toda comunidade.

Ele lembra que Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea” (EDA) e que os participantes vibraram com as demonstrações de acrobacias aéreas que o destemido grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira fez, replicando as peripécias exibidas pelo Brasil e pelo mundo.

Sentimo-nos honrados e felizes por recebê-los, nas comemorações do aniversário de nossa Piracicaba e pelos 50 anos da EEP”, disse a secretária municipal de Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, ex-aluna da EEP. Para ela, a Esquadrilha da Fumaça é uma verdadeira instituição; motivo de orgulho para Piracicaba e para o país “Com seus movimentos, técnica, destreza e muita criatividade, proporciona sempre, a todos, momentos de grande emoção”, afirmou.

Da Redação