Abertura oficial do festival de circo acontece hoje

circo Ator Jairo Mattos dirige espetáculo desta noite. (Foto: Edson Lopes)

Hoje, às 20h, no Engenho Central, acontece a abertura oficial da 11ª edição do Festival Paulista de Circo, com a apresentação do espetáculo Os Reis da Gargalhada, dirigido pelo ator Jairo Mattos e produzido especialmente para esta edição do evento circense. Essa mesma montagem terá sessão extra no sábado, às 10h. A partir desta quinta-feira e até domingo, 9 de setembro, o festival, com programação que compila cerca de 65 apresentações, todas gratuitas, é aberto ao público em geral. Nos dias 7, 8 e 9, as atividades começam a partir das 13h. Programação completa está disponível em omelhordaculturasp.com. Ingressos para os espetáculos podem ser retirados uma hora antes do início da apresentação.

De acordo com Jairo Mattos, Os Reis da Gargalhada é uma homenagem ao palhaço brasileiro, na figura de quatro consagrados veteranos na arte de fazer rir. “Um mestre de cerimônias fará as honras da noite contanto para o público um pouco da trajetória artística e da vida destes mestres que são a história viva de nosso circo. Cada um destes palhaços, com o apoio de seus parceiros e escadas, apresentará divertidíssimos números do próprio repertório”, explicou o diretor. “É um espetáculo inédito que resgata uma história de graça e de alegria, que conta um pouco sobre o circo brasileiro e uma história que nós, brasileiros, não podemos esquecer, com suas lições de bom humor, de persistência e esperança”, acrescentou.

Conforme Elena Germani, gerente de comunicação da Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte), responsável pela execução do festival, o evento é referência cultural no país. “É sempre um enorme prazer trazer esse festival para Piracicaba. Durante esses dias, podemos ver o quanto a cultura pode ser transformadora. Ainda mais o circo, que mexe tanto com as crianças e desperta a criança dentro de cada um de nós. Precisamos cuidar de nossa cultura e de nossa história com muito carinho e darmos a importância que elas têm. Uma sociedade que não tem respeito por seu passado é uma sociedade que despreza o seu futuro”, afirmou.

EXCLUSIVO — Hoje, tanto de manhã quanto à tarde, acontecem diversas apresentações do festival exclusivamente para alunos de escolas públicas e privadas e grupos de idosos. Entre as atrações estão Circo Stankowich e o Circo dos Sonhos.

SERVIÇO — Abertura oficial do 11º Festival Paulista de Circo. Hoje, às 20h, no Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: omelhordaculturasp.com.

(Raquel Soares)