Academia de Letras dá posse a quatro novos membros neste sábado

Luciano Verdade, Lídia Sendin, Carmelina Piza e Elisabete Bortolin integrarão a APL (Foto: Divulgação) Luciano Verdade, Lídia Sendin, Carmelina Piza e Elisabete Bortolin integrarão a APL (Foto: Divulgação)

A Academia Piracicabana de Letras empossa amanhã quatro novos membros, que ocupam as cadeiras vagas por conta do falecimento e transferência domiciliar dos associados anteriores. A solenidade acontece às 19h30, na “Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”. A entrada é gratuita e o evento aberto ao público.

As cadeiras que serão preenchidas se referem às originalmente ocupadas pelos patronos Laudelina Cotrim de Castro, Helly de Campos Melges, Fortunato Losso Netto e Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, e serão ocupadas agora, respectivamente, por Carmelina de Toledo Piza, Elisabete Jurema Bortolin, Lídia Varela Sendin e Luciano Martins Verdade.

Carmelina é contadora de histórias e professora, formada pelo Instituto Educacional Piracicabano. Ministra, atualmente, aulas de contação de histórias na pós-graduação da UNIP. Já Elisabete é formada em Letras pela Unimep e publicou seus primeiros poemas n página literária do jornal “O Diário de Piracicaba”. Seu novo livro será lançado em junho, na Feira Literária de São Paulo.

A terceira empossada, Lídia, é licenciada em filosofia e autora do livro “Trivialidades e Relevâncias: As escolhas poéticas no murmurar de um dia”. Luciano é formado em Agronomia pela Esalq/USP, onde atuou como professor até 2011. É autor de mais de 150 artigos científicos e de sete livros técnicos sobre a relação entre a biodiversidade e os seres humanos.

A Academia Piracicabana de Letras, fundada em 1972, conta com um total de 40 cadeiras, ocupadas por escritores, professores, estudiosos em literatura, historiadores e outros profissionais que se dediquem à história e à escrita com ênfase em Piracicaba. O objetivo da entidade, segundo o seu presidente, Vitor Vencovsky, é promover a cultura da língua portuguesa na cidade, além de motivar a prática da leitura e descobrir novos talentos literários.

SERVIÇO

Cerimônia de Posse dos novos membros da Academia Piracicabana de Letras. Amanhã (27), às 19h30, na “Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” – R. Saldanha Marinho, 333, Centro. Entrada gratuita.

Mariana Requena