Ação conscientiza sobre uso de brinquedo adaptado

O vereador André Bandeira (PSDB) realiza na terça-feira (12), às 14h30, no Paraíso das Crianças, ao lado do Zoológico Municipal, uma campanha de conscientização sobre o uso dos brinquedos adaptados, destinados as crianças com deficiência. Segundo ele, esses brinquedos têm sido quebrados em razão da negligência das outras crianças que frequentam o local.

De acordo com o Bandeira, esse problema não é novidade, já que antes de ser transferido para o Paraíso, os brinquedos já haviam sido danificados. “Originalmente os brinquedos ficavam no Parque da Rua do Porto, porém foi transferido para o lado do Zoo, por ser bem movimentado”, comentou. “A falta de informação é a principal razão dos brinquedos serem quebrados”, completa.

Com a campanha, Bandeira quer alertar os pais e as crianças que esses brinquedos têm uma razão específica para estarem ali. “O espaço é de todos, porém as crianças com deficiência não conseguem brincar em brinquedos não adaptados. Nada mais justo do que adaptá-los para que eles também se divirtam. Quebrado, abriu-se hipótese para que eles fossem retirados do local, porém em conversa com o diretor do Zoo, todos achamos uma ação educativa ajudaria muito”, explica o vereador.

A hoteleira Regiane Momesso, mãe da pequena Lavínea, de cinco anos, elogiou a iniciativa. “Achei ótimo. Esse trabalho deveria ser feito todo mês. Além de conscientizar, tem que fazer igual fazem com os aparelhos para idosos, explicando passo a passo de como se usa o brinquedo e colocar uma placa alertando que é para crianças especiais”, destacou Regiane, que disse que a curiosidade das outras crianças é a principal razão dos brinquedos estarem danificados. “A criança vê e acha que é novidade, não entende que aquilo não é para ela. Quem sabe a cidade não vire um exemplo para a região.

Após a campanha de conscientização, André Bandeira planeja aumentar o número de parques adaptados na cidade. “Tivemos duas reuniões na Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), junto com algumas mães e nossa meta para 2019 é de instalar mais cinco parques adaptados no município”, disse o parlamentar. Os locais que receberiam os parques são: Praça José Bonifácio, Estação da Paulista, Área de Lazer do Piracicamirim, Área de Lazer de Santa Teresinha e novamente no Parque da Rua do Porto. “Dependemos ainda de como será o orçamento previsto para essa iniciativa. Depois veremos quais brinquedos serão colocados para abrir as licitações”, completou o vereador.

 

Mauro Adamoli