Acipi e Boa Vista em campanha para o consumidor ‘limpar o nome’

Movimento será realizado de 11 de novembro a 13 de dezembro e atenderá os consumidores endividados. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba)e a Boa Vista promovem de 11 de novembro até 13 de dezembro, a campanha “Acertando suas Contas”. Na ocasião, há ainda entidades que aproveitam o momento para prestar orientações de educação financeira.

Como explica Lola de Oliveira, diretora de serviços ao consumidor da Boa Vista, em oito anos, a campanha “Acertando suas Contas” já atendeu mais de 970 mil famílias, gerou cerca de 392 mil renegociações de dívidas e contou com a participação de mais de mil empresas.

“A boa parceria com mais de duas mil Associações Comerciais, Empresariais e Industriais, Federações Comerciais e Entidades de classe, de municípios dos mais diversos estados do país, permite beneficiar um grande número de empresas e consumidores. A cada nova edição conseguimos envolver mais empresas interessadas em renegociar, e com isso ajudar mais consumidores a colocar as contas em dia”, detalha Lola.

A campanha ‘Acertando suas Contas’ acontece em dois formatos. O de mutirão: quando as empresas credoras se reúnem em um mesmo local e período, sob a coordenação da entidade parceria, para prestar o atendimento ao público. E o itinerante: no qual a Entidade recebe o consumidor no seu balcão de atendimento e após prestar todas as orientações, encaminha-o para a renegociação diretamente no estabelecimento do credor, munido de um cupom que deverá ser apresentado para obter condições especiais para quitar as dívidas. Cabe à entidade parceria definir o melhor formato.

Em ambos os formatos, o consumidor será contemplado com a consulta gratuita de CPF, realizada no banco de dados do SCPC. Consulta que também pode ser feita de graça no portal www. consumidorpositivo.com.br. Por meio dela há a identificação dos valores e demais dados do credor. Para realiza-la é fundamental ter em mãos o RG e CPF.

“Nós queremos que o consumidor limpe o nome, e sabemos que o melhor momento para isso costuma ser no fim do ano, com a renda extra advinda do 13º salário e, excepcionalmente este ano, dos saques de R$ 500 das contas do FGTS. Além disso, incentivamos as ações relacionadas à educação financeira para ajudar o consumidor a cuidar de suas finanças”, completa a diretora.

Quanto às políticas de crédito e cobrança, cabe a cada uma das empresas participantes do “Acertando suas Contas” definir quais percentuais aplicará e como fará a cobrança nas suas renegociações. Ou seja, nem a Boa Vista, nem as Entidades parceiras fazem qualquer tipo de intermediação. No entanto, recomendam aos credores que façam suas melhores ofertas nesse período, para que tenham sucesso nas renegociações das dívidas a fim de fechar bons acordos que permitam de fato o pagamento.

Da Redação