• Ações concedem novos rumos à Fundação Municipal de Ensino
  • Ações concedem novos rumos à Fundação Municipal de Ensino
  • Ações concedem novos rumos à Fundação Municipal de Ensino

Ações concedem novos rumos à Fundação Municipal de Ensino

Mantenedora de quatro unidades de ensino, Fumep investe em inovação, tecnologia e criatividade (Foto: Claudinho Coradini)

Acompanhar as recentes mudanças e estimular não apenas a permanência da Instituição no atual mundo globalizado, mas sobretudo a sua evolução em meio a um cenário que, muito rapidamente, passou a ter a tecnologia e as redes sociais como principais coadjuvantes, tem sido o principal compromisso da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba).  

Segundo o diretor executivo da Instituição, Antônio Carlos Giuliani, atualmente, os jovens que estudam cumprem dupla jornada porque também trabalham, em sua maioria; realidade que levou a Fumep a uma análise cuidadosa para a implementação de algumas medidas nos curto e médio prazos para a melhor performance de suas Unidades Educacionais.  

Para isso, a Fumep, mantenedora de quatro Unidades Educacionais que, juntas, abarcam a formação educacional da adolescência à fase adulta, adentrará 2020 oferecendo 11 cursos de pós-graduação pelo Centro de Pós-Graduação de sua Escola de Engenharia (Pós-EEP); novo curso de graduação em Ciências Contábeis, elevando para nove a quantidade de cursos de graduação EEP; novo curso técnico em Finanças entre os seis oferecidos pelo Cotip; e diversos novos cursos pelo CEPP (Centro de Educação Profissionalizante).  

Para Giuliani, as ações atestam a qualidade de uma instituição cinquentenária; que se consolida a cada dia pela capacidade que tem de inovar e promover a educação.

“Tudo com a retaguarda de uma estrutura física diferenciada, composta por 42 modernos laboratórios, biblioteca física e virtual com centro cultural, anfiteatros, salão de convenções, centro de convivência com cantina, restaurante, quadra poliesportiva, campo de futebol, em meio a muito verde e área de preservação permanente”, apontou o diretor.

EEP implanta curso de Ciências Contábeis  

A Escola remodelou as grades curriculares dos cursos, investiu em recursos tecnológicos, implantou o Curso de Ciências Contábeis e prepara o lançamento de novos cursos nas áreas de engenharia e negócios.

Isso porque, segundo o diretor acadêmico em exercício, Renato Soliane, o profissional do futuro requer uma formação holística e abrangente, em que ele seja o autor criativo de soluções inovadoras.

“Inserir este profissional nesta nova realidade, versátil e globalizada, exige adaptações estruturais e tecnológicas para que os ambientes acadêmicos permitam a exploração de temas e promovam vivências voltadas, por exemplo, à engenharia 3D, inteligência artificial, big data, desenvolvimento de softwares, energias renováveis e internet das coisas, entre outras diversas abordagens de extrema relevância”, disse.

Um centro de excelência em pós-graduação  

Ao investir no fortalecimento de cursos na modalidade MBA (Master Business Administration) e na ampliação das especializações latu sensu, o Centro de Pós-Graduação da EEP/Fumep (Escola de Engenharia de Piracicaba) se consolida como centro de excelência para a formação continuada de jovens profissionais mais experientes, ingressantes no mercado de trabalho em cargos de liderança; bem como para a capacitação dos recém-formados, inclusive daqueles ainda sem experiência no mercado.  

Para isso, oferece 11 cursos de pós-graduação nas áreas de Infraestrutura de Saneamento Básico, Gerenciamento de Recursos Hídricos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Marketing, Engenharia de Segurança do Trabalho, Gestão da Qualidade e Produtividade, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Gestão na Construção Civil, Finanças e Controladoria e Gestão em Comércio Exterior.

 “A Unidade tem uma atuação abrangente e corpo docente composto, em sua maioria, por mestres e doutores com ampla atuação no mercado de trabalho, assegurando uma educação de qualidade para que seus alunos obtenham excelentes colocações no mercado de trabalho”, disse o gestor administrativo da Unidade, Felipe Roger Victor.

CEPP fortalece educação corporativa  

A versatilidade do CEPP /Fumep (Centro de Educação Profissional de Piracicaba), aliada à ampla estrutura físico-acadêmica da Unidade com seus inúmeros e modernos laboratórios, tem permitido a oferta de cursos técnicos de curta duração voltados não apenas para o setor industrial, mas também para as áreas business e de serviços.  

São 11 cursos intensivos de férias oferecidos nas áreas de AutoCAD, Excel avançado, MS- -Project para engenharia civil, Autodesk Revit Arquitecture, Desenvolvimento de Liderança 4.0, Lean Manufacturing, Gestão Estratégica de Compras e Vendas, Estratégias de Vendas com PNL, Kaizen, Introdução ao Branding de Marcas e Técnicas de Negociação).  

A Unidade oferece também outros nove cursos: Auditor Interno para Sistemas de Gestão Integrada/SGI, NR10 – Segurança em Instalações Elétricas, NR35 – Segurança em Trabalho em Altura, PCP – Planejamento e Controle da Produção, AutoCAD, Excel Avançado, MS-Project, Programador o Operador de Centro de Usinagem CNC e AutoDesk Inventor.

Cotip de cara nova aos 50 anos  

Além do ensino médio e cursos técnicos, o Colégio também oferece a oportunidade de cursar os dois simultaneamente concedendo dupla formação. Segundo o diretor acadêmico da Unidade, Marcos Joel Leite, isso é possível por meio de uma moderna e acolhedora estrutura física e da retaguarda de uma equipe de professores especialmente preparados e antenados com as novas tecnologias e com o acolhimento às famílias.  

“O Colégio, que já oferece o Ensino Médio e os Cursos Técnicos em Edificações, Eletroeletrônica, Informática, Mecânica e Mecatrônica, ganha ainda mais desenvoltura ao direcionar ao jovem os novos Cursos Técnicos em Finanças, Qualidade e Logística”, informou Marcos Joel. Ele garante que, devido ao menor tempo de duração e ao custo mais acessível, o Técnico é um dos caminhos mais rápidos e assertivos rumo ao mercado de trabalho e à maior perspectiva de graduação.

Ana Carolina Leal

Especial para o Jornal de Piracicaba