Adeus, Palhaços Mortos é atração no Teatro do Engenho

Baseado na obra Petit Boulot Pour Vieux Clown (Um Trabalhinho para Velhos Palhaços), do dramaturgo Matei Visniec, o espetáculo Adeus, Palhaços Mortos será apresentado hoje, às 20h, no Teatro do Engenho, pela cia. de teatro Academia de Palhaços. Com direção e adaptação de José Roberto Jardim, a tragicomédia — vencedora do Prêmio Aplauso Brasil de melhor espetáculo de grupo em 2016 —, aborda a rejeição de artistas pela pela indústria do entretenimento. A entrada é gratuita. Ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início da sessão.
 
 
Na peça, três artistas circenses do passado se reencontram, acidentalmente, depois de muitos anos, em uma agência de empregos, que anuncia “precisamos de um palhaço velho para uma vaga de trabalho”. Eles sabem que só um será escolhido e que suas memórias e segredos serão expostos. A sala de espera desse teste de casting, que nunca acontece, será onde essas três figuras se vêem condenadas a rever suas escolhas éticas e estéticas, em um exercício infinito de reflexão sobre a resiliência do artista, a urgência da arte e a sacralidade do ofício.
 
 
O cenário é um cubo com projeções de recursos tecnológicos, o que concedeu à companhia teatral o Prêmio Shell SP de Melhor Cenário em 2016. Formam o elenco da montagem Laíza Dantas (interpretando Lala), Paula Hemsi (Pupa) e Rodrigo Pocidônio (Poci). O nome da peça, segundo Laíza, faz referência à nova atuação dos artistas na época atual. “É uma brincadeira sobre a ideia do artista que morre e renasce, olha para si e para a obra de arte de acordo com o tempo situado. É um sentimento de se rever e se readaptar ao mundo contemporâneo”, comentou a atriz.
 
 
SERVIÇO — Espetáculo teatral Adeus, Palhaços Mortos, com a Academia de Palhaços. Hoje, às 20h, no Teatro do Engenho (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes do início da sessão. Classificação etária: 12 anos. Informações: (19) 3413-8526.