Adutora rompe, alaga oito casas e deixa famílias sem água no Boa Esperança

Oito casas do bairro Boa Esperança, no distrito de Santa Teresinha, em Piracicaba, ficaram alagadas após o rompimento de uma adutora de água tratada na manhã de ontem. Duas delas sofreram abalos estruturais e foram interditadas pela Defesa Civil. O incidente foi provocado pelo trator de uma empresa contratada pela prefeitura, que atingiu a tubulação por volta das 9h30 durante uma obra de pavimentação. Ninguém ficou ferido. 
 
No final da tarde, mais de 10 horas após o rompimento, ainda havia muita lama na rua Elias Dumit — onde ocorreu o acidente — e nas calçadas. Funcionários da empreiteira trabalhavam na remoção dos tubos danificados e na limpeza da via. Nenhum diretor do grupo foi encontrado ontem para comentar o caso.
 
O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) calcula que pelo menos 800 mil litros de água vazaram de três reservatórios que ficam na região. A água jorrava com tanta força que a rua se transformou em um rio com correnteza.
 
Com os reservatórios vazios, todas as casas, num raio de três quadras do local do rompimento, ficaram sem água durante todo o dia. De acordo com a autarquia, a previsão era de que o abastecimento fosse normalizado no início da noite de ontem. 
 
A dona de casa Joelma dos Santos relatou os momentos de pavor com a chegada da água. “Eu estava dormindo com a minha filha pequena quando começou a encher. Meu marido que salvou a gente, porque a água chegou até o teto. Eu perdi todos os móveis, eletrodomésticos e até a comida que eu tinha comprado essa semana”, afirmou Joelma. Com o imóvel interditado, a família foi alocada pela empreiteira em um hotel. 
 
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Piracicaba afirmou que a empresa venceu uma licitação para executar obras de drenagem de águas pluviais da rua Elias Dumit, que irá receber pavimento asfáltico em trecho até a rua Açaí. 
 
“A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros interditaram dois imóveis após análise da empresa. Desses dois, um estava desocupado (para alugar) e no outro morava uma pessoa. O abastecimento de água foi interrompido nas residências que ficam a até três quadras do local do acidente. A rede está em reparo nesse momento e o Semae espera que o abastecimento seja retomado ainda hoje (ontem)”, informou a nota.