Afropira inicia novo projeto em bairros da cidade

projeto Projeto valoriza e divulga a cultura negra em Piracicaba. (Foto: Bernardo Ferraz )

O Afropira realiza novo projeto de AfroEcologia neste sábado (12), das 9h às 19h, no Barracão Cultural, no Santa Fé 1. A responsável pelo projeto é a SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo),com apoio do FAC (Fundo de Apoio a Cultura). O objetivo do projeto é valorizar e divulgar a cultura negra e o cuidado com o meio ambiente levando a vivência e o conhecimento sobre estes
dois temas, contribuindo para o fim da discriminação racial e para novos hábitos perante o meio ambiente.

O programa leva aos bairros Jardim Gilda,Jardim Oriente, Novo Horizonte, Tupi, Santa Rosa e Santa Fé, as atividades de construção de berimbaus ecológicos, brincos brinquedos, carteiras, instrumentos musicais, jogos e além de uma das oficinas trabalhar com tranças e dreads. Os responsáveis pelas as aulas são Elaine Teotonio, Erica Lima, Isabel Farias e Marcos Farias que trabalham com culturas afrobrasileiras utilizando materiais reutilizáveis.

Segundo Erica, o projeto foi inspirado pela palavra “Agroecologia”, que é a ciência que estuda as relações entre a agricultura e o meio ambiente. “Em cada bairro falamos sobre a reutilização de materiais e também do descartes conscientes. Trabalhamos em bairros periféricos e populares, observamos no dia a dias vários descartes em terrenos.

Mais informações sobre o projeto pelo (19) 99290 1867.

(Raabe Kamala)