Agentes fazem orientação nos cemitérios da cidade

finados Serão distribuídos folhetos educativos aos visitantes. ( Foto: Amanda Vieira / JP)

Na véspera do Dia de Finados, celebrado amanhã (2), proprietários e profissionais contratados para limpar os túmulos movimentam os cemitérios da cidade. Para orientar esse público, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do PMCA (Plano Municipal de Combate ao Aedes aegypti), desenvolve hoje (1º) e amanhã atividades nos dois cemitérios municipais, da Saudade e Vila Rezende.

Segundo a Secretaria, o objetivo é eliminar recipientes dos locais que possam acumular água e reduzir o potencial de criadouros do mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A ação será intensificada com equipes do setor de prevenção, que também vão orientar a população e distribuir folhetos educativos aos visitantes. “Pretendemos reforçar à população a questão dos vasos de plantas, o principal criadouro do mosquito nos cemitérios. Vamos, ainda, perfurar todos os pratos de vasos necessários e retirar os plásticos que revestem os vasos”, enfatiza o coordenador do PMCA,Sebastião Amaral Campos, o Tom.

A ação preventiva tem o apoio de agentes da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), do Tiro de Guerra e de empresa terceirizada. A professora Eliana Geraldi fez a limpeza ontem (31). Para ela, cuidar da limpeza e manutenção dos túmulos da família é uma demonstração de carinho. “Já limpei o túmulo onde está um casal de tios meus que faleceram há dois anos. Meus tios não tinham filhos e eu gostava muito deles. Vou levar vasos de crisântemo no Dia de Finados, nos oito túmulos da família, que são três no cemitério Parque da Ressurreição e cinco na Saudade”, conta a professora.

MISSA — Os horários das missas nos cemitérios de Piracicaba são os seguintes: às 7 e 9h, no Cemitério Parque da Ressurreição, com dom Fernando Mason, e também às 11 e 16h; às 7, 9h30 e 15h, no Cemitério da Saudade; e às 8 e 10h, noCemitério Municipal da Vila Rezende.

O Cemitério da Saudade fica na avenida Piracicamirim, 2.201, na Vila Monteiro; o de Vila Rezende, na avenida Marechal Costa e Silva, 44, Jardim Primavera. O Cemitério de Ibitiruna fica na rua Piracicaba, s/nº, no distrito de Ibitiruna. Mais informações, no setor de cemitérios, pelo telefone: (19) 3426-6272.

(Da Redação)