Aloe e vera: Da medicina a beleza

A famosa babosa tem uma antiga história e é usada até hoje pela indústria farmacêutica e de cosméticos. (Fotos: Freepik)

Muitos produtos hidratantes para o cabelo, pele e óleos essenciais são fabricados, tendo como ingrediente base a aloe vera, popularmente conhecida como babosa. Sua fama vem de séculos e entre os benefícios propostos por esta planta estão seus efeitos calmantes, cicatrizantes, anestésicos, anti-térmicos e anti- -infl amatórios, além de ótima para o uso estético em cabelos e pele.

Entre a multifacetas dessa planta estão a de que ela ajuda a aumentar naturalmente os cílios. Para isso basta juntá- -la a uma colher de óleo de rícino. Sabe quando você acorda com os olhos inchados ou com olheiras? Então, basta colocar um pouco do seu gel diretamente no local e ‘résolu’.

Para os que sofrem com as acnes e espinhas essa planta ‘milagrosa’, ajuda a reduzir todo o vermelhidão provocado por essas terríveis erupções cutâneas. Esfregar a parte interna da planta no rosto auxilia até a combater as bactérias que causas essa problema epidérmico.

A história do Aloe vera é bem mais antiga do que da época das avós, seu nome tem o significado de planta de gosto amargo e brilhante e pesquisas apontam que a suculenta foi descoberta na Mesopotâmia, entorno dos anos 26 d.C, mas alguns historiadores afirmam que a antiga rainha do Egito, Cleopatra, utilizava desta planta como um dos seus truques de beleza.

Aqui no Brasil muitas receitas são feitas para o cuidado da pele jovem eliminando espinhas e cicatrizes na face, porém a dermatologista Raquel Keller, também recomenda a babosa para peles mais adultas, principalmente para peles queimadas, pois seu fator hidratante a deixa mais vistosa e brilhante, além do aspecto saudável e de se tratar de um produto natural.

RECEITA DE MÁSCARA NATURAL

Ingredientes:

2 folhas de Aloe vera

2 colheres de sopa de mel

1 colher de óleo de coco (ou azeite de oliva)

1 – Retire a casca das folhas de Aloe vera com cuidado para assim não perder o gel, recomenda-se o uso de um descascador;

2 – Adicione o gel e uma colher de óleo de coco dentro do liquidifi cador e bata até os dois ingredientes misturarem

3 – Adicione uma colher de mel e bata bem até virar uma mistura homogênea;

4 – Despeje a mistura em um recipiente e, com a ajuda de um pincel ou com as mãos limpas, aplique no rosto já limpo

5 – Deixe a máscara descansar na sua pele por 20 minutos e lave com água fria ou morna.

A receita pode ser usada diariamente caso a pele seja seca e sem utilização de outros produtos. Caso outros cosméticos sejam usados, a aplicação deve alterar com os produtos. Para peles oleosas e mistas a recomendação é usar com intervalo maior devido ao alto nível gorduroso da máscara.

Larissa Anunciato
[email protected]