Aluno de piano da Empem faz recital de formatura

O formando do curso técnico em instrumento musical (piano) da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Rodrigo Xavier Bartsch, 18, apresenta seu recital de formatura amanhã, às 19h30, na sala Dr. Mahle. No repertório, serão executadas obras em piano solo, piano a quatro mãos e piano com outros instrumentos. Entre os compositores estão Ludwig van Beethoven, Claudio Santoro, Aram Khachaturian, Ernest Mahle, Astor Piazzolla, Franz Schubert e Heitor Villa-Lobos. A entrada é gratuita e não é necessário retirar convite. Há o limite de 250 lugares na sala de concertos.
 
Rodrigo Bartsch é aluno da Empem desde o início de 2014 e, atualmente, vai iniciar o bacharelado em música erudita na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ele conta que, para ser aprovado, foi necessária uma grande preparação realizada com a professora de piano Rosélys Alleoni, o professor de teoria e harmonia musical Gerelmager Gonçalves e o professor de história da música Claudio Visockas Costa (já falecido), todos docentes da Empem.
 
Para Bartsch, “o evento é uma oportunidade de agradecer a todos que contribuíram para suas conquistas e a chance de oferecer ao público uma noite emocionante com um repertório preparado com muito carinho e dedicação”. Ele diz que ficará com saudades da Empem e tem certeza que continuará na música até o fim da vida: “o piano sempre será meu grande companheiro, mas ainda não sei exatamente qual será minha trajetória exata e por onde irei, pois as opções são variadas e gosto muito de todas”.
 
Como uma dica para os que sonham em ser músicos, ele comenta que “basta apenas ter sempre vontade e dedicação”. “Já ouvi muitas pessoas falando sobre terem nascido com ou sem talento, mas para mim isso não passa de uma falácia. Não se pode crescer na música sem estudo. Qualquer um pode chegar lá se tiver foco e muita determinação.”
 
“É com imenso prazer que convido todos para o meu recital de formatura no curso técnico de piano da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle. Após três anos de estudos e exames, o curso se encerra com este belíssimo recital preparado com muita dedicação, como um agradecimento a todos que me acompanharam e auxiliaram nessa trajetória”, completou Rodrigo Bartsch.
 
SERVIÇO — Recital de formatura do pianista Rodrigo Bartsch. Amanhã, às 19h30, na sala Dr. Mahle da Empem (rua Santa Cruz, 1155, bairro Alto). Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-2464.