Alunos da Etec fazem ações em prol da saúde

Atividades de Saúde aconteceram em dois dias; ontem ação foi na praça José Bonifácio (Foto: Amanda Vieira/JP)

Em alusão a Semana da Enfermagem, os alunos do curso técnico de enfermagem da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, participaram de uma série de atividades educativas durante dois dias. Ontem, parte das atividades aconteceram na praça José Bonifácio com vacinação contra a gripe para os grupos prioritários, com apoio a Secretária Municipal de Saúde.

Segundo a coordenação do curso, a Semana da Enfermagem é uma ação anual que teve início na quinta-feira (30), onde os alunos participaram de cinco palestras que abordavam assuntos ligados à saúde e ministradas por profissionais da área de várias instituições de saúde da cidade. Ontem, pela primeira vez, os estudantes realizaram atividades externas com apoio dos professores. Na praça José Bonifácio, foram oferecidas atividades educativas como alimentação saudável, diabetes e hipertensão, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia, apresentação dos diversos métodos anticonceptivos e método de ressuscitação para leigo.

Aqui podemos praticar mais o que aprendemos em sala de aula e desenvolver a parte comunicativa com a população, é um desafio, pois não sabemos quem vai chegar então é muito bacana esse aprendizado”, relata a aluna de enfermagem, Roberta Almeida.

Além dessas atividades e com o apoio da Secretaria de Saúde, os alunos participaram da campanha de vacinação contra a gripe. Segundo a coordenadora do curso, Michele Granato Brasileiro, a expectativa era de aplicar 200 doses, porém, o número foi superado. “Foram vacinadas 230 pessoas e realizadas 350 aferições de pressão arterial e glicêmicas”, disse.

Para a comerciante Ivanira Macedo, 57, a campanha fez ela lembrar da imunização. “Eu ainda não tinha tomado a vacina e precisaria ir até um posto, mas como passava por aqui, aproveitei para tomar a vacina. Campanhas assim nos ajudam muito”, disse.

Letícia Azevedo