Alunos da Unimep exibem 16ª mostra de documentários

“Dia da Esperança” abre a exibição da 16ª Mostra de documentários da Unimep (Foto: Divulgação) “Dia da Esperança” abre a exibição da 16ª Mostra de documentários da Unimep (Foto: Divulgação)

O Curso de Jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) promove, na próxima segunda-feira (29), às 19h30, a 16ª Mostra de Documentários do curso. O evento acontece, como nos outros anos, no Auditório Verde, Bloco 2 do Campus Taquaral. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Os documentários tratam-se de produções de responsabilidade dos alunos do curso, orientados pela professora Ana Maria Cordenonssi na disciplina “Documentário e Reportagem Especial em TV”. Neste ano, serão exibidos seis documentários, em temas que variam entre histórias de moradores e da cidade de Piracicaba, sua arquitetura e assuntos de conteúdo humanista.

Dentre as produções exibidas na data está o documentário “Dia da Esperança”, que aborda histórias de dependentes químicos que passam por tratamento de internação na Casa Dia, em Americana.

Júlia Lopes, aluna que participou da produção deste e de outro documentário que será exibido na noite – “Infinitas Formas”, que trata sobre as formas de produção da arte – afirma que obteve importantes aprendizados no processo de construção do material. “Foi uma experiência muito enriquecedora, porque eu sempre gostei de produção audiovisual. Então, ao participar dos projetos, vi uma oportunidade de aprender mais sobre essa área que eu tanto gosto, além de conhecer a fundo todas as etapas de sua construção”, relata.

Além destes, está prevista a exibição de “As Vivas Lembranças do Teatro São José”, que resgata momentos importantes do Teatro São José; “O Diverso da Arte”, o qual trata sobre a arte burlesca; “Às Margens do Piracicaba”, que aborda relatos de ribeirinhos, e “Con(r)tadores de Histórias”, produção que tem como tema o trabalho e contribuição dos cortadores de cana.

Vinícius Figueiredo, participante do grupo que produziu “Às Margens do Piracicaba”, acredita que o trabalho trouxe benefícios à sua formação profissional. “O mais importante no processo de produção foi conhecer histórias fora da minha zona de conforto, que quebram as expectativas do que imaginávamos, e podemos, como jornalistas, passar isso em forma de vídeo para as outras pessoas”, afirma.

SERVIÇO

16ª Mostra de Documentários do Curso de Jornalismo da Unimep. Segunda-feira (29), às 19h30, no Auditório Verde do Campus Taquaral – Rodovia do Açúcar, km156. Mais informações pelo telefone (19) 3124-1646.

Mariana Requena