Alunos de quatro escolas estatuais de Piracicaba criam peça de teatro

Estudantes têm aulas de circo, dança, música, teatro, artes plásticas e robótica como disciplinas eletivas em suas escolas. (Crédito: Divulgação)

Desde março deste ano, alunos do Ensino Fundamental II, de quatro escolas estaduais de Piracicaba estão recebendo gratuitamente aulas de circo, dança, música, teatro, artes plásticas e robótica como disciplinas eletivas em suas escolas.

A iniciativa vem do projeto paranaense, executado há oito anos na cidade de Campo Largo, Tetear Tech (Tempo de Temperar Arte com Tecnologia), realizado pela Parabolé Educação e Cultura em parceria com o Instituto CLQ, por meio da Lei de Incentivo e apoio da iniciativa privada da Caterpillar.

O resultado de todas as habilidades desenvolvidas ao longo do período poderá ser visto em um espetáculo de teatro que será apresentado, em duas sessões, às 18 e 20h, nesta sexta-feira (22), na sede centro da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados até 30 minutos antes no local da apresentação.

Mais de 100 alunos entrarão em cena na peça “Para Além das Margens do Rio – A cultura de um povo”, construída a partir das modalidades artísticas e criativas vivenciadas pelos participantes do projeto, sob coordenação do educador Sérgio Ferreira, do Instituto CLQ.

O espetáculo conta um pouco das relações entre o Rio Piracicaba e as representações culturais da cidade, manifestadas pelas diversas formas de expressão, como teatro e dança, conduzida ao ritmo estilizado da música Rio de Lágrimas.

O espetáculo fará referências a cultura “caipiracicabana”, a Festa do Divino Espírito Santo, aos bonecos do artista popular Elias Rocha, que povoaram as margens do Rio Piracicaba e, ainda, ao famoso e caricato hino popular do XV de Piracicaba. “A ideia é mostrar o quanto podemos transformar e sermos transformados pela arte”, explica Ferreira.

Da Redação