AMA realiza caminhada para conscientizar sobre parque linear

parque Participantes vão percorrer 2 Km pelo bairro. (Foto: Claudinho Coradini /JP)

A caminhada que a AMA (Associação de Moradores e Amigos do Bairro Nova Piracicaba) realiza neste domingo (dia 9), a partir das 8h30, é encarada como passo importante para implantar um Parque Linear Ecológico na via marginal da avenida Cruzeiro do Sul. A revitalização da Cruzeiro do Sul , a implantação de área de lazer a partir de conceito inovador, que ofereça atrativos diferentes aos encontrados em todas as demais disponíveis na cidade, é a principal melhoria que a AMA – fundada há cinco meses – pretende obter para o bairro.

O principal objetivo da caminhada deste domingo é dar visibilidade à associação e a seus projetos. A AME foi fundada em abril deste ano e é fruto de um trabalho iniciado em 2014 por uma comissão formada por moradores do Nova Piracicaba.Presidente da entidade, Eveline Blumer explica que a AMA tem mantido contato com a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para definir os detalhes do projeto que pretendem fechar para entregar à prefeitura.

Adianta, no entanto, que o conceito deve ser mais voltado à ecologia, à preservação da fauna e da flora, que o do parque implantado às margens da Renato Wagner, que tem características mais urbanas. Na Cruzeiro do Sul, até pela proximidade maior com o leito do rio e com a vegetação ciliar, a revitalização do local exige atenção especial para, por exemplo, definir algum tipo de intervenção no piso.

Outro diferencial seria a possibilidade de integrar espaços para que os frequentadores usem patins e bikes, façam caminhada, pratiquem corrida e passeiem com animais de estimação, sem que uma atividade interfira na outra. “A intenção é criar um parque para toda família, diferente do que ocorre nos demais, onde há algumas restrições”, afirmou Eveline, que ressaltou também a importância de o projeto levar em conta o respeito os moradores do outro lado da avenida.

Atualmente, a marginal da Cruzeiro do Sul conta com ciclovia e pista de caminhada. Ambas, segundo Eveline, estão parcialmente comprometidas e carecem de revitalização e de um novo layout. “O projeto irá prever também a melhoria da iluminação, da segurança, da sinalização, instalação de placas [informativas e educativas], de bebedouro, de cestos de lixo”, antecipa a presidente. Em relação aos demais pontos do Nova Piracicaba, a AMA irá trabalhar para melhorar as outras áreas verdes, a iluminação, a segurança e o trânsito do bairro.

SERVIÇO – 1ª Caminhada da Ama. Domingo (09/04), às 8h30. Concentração e saída na avenida Paulista, ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, com percurso de aproximadamente 2km e chegada na avenida Cruzeiro do Sul, na altura do cruzamento com a rua dos Jurutis. Gratuito. Camiseta do evento pode ser adquirida por R$ 30,00 (não obrigatório). Informações: e-mail: ama.novapiracicaba@gmail.com ou pelo grupo do Facebook: Ama – Nova Piracicaba ou pelos telefones: 99141-2834 (Gentil); 99262-9936 (Maria); 98175-3082 (Eveline); 98389-1801 (Maístro); 99712-9502 (Serginho Seten).

(Rodrigo Guadagnim)