Ampliada, Semana da Cultura Árabe segue até o próximo dia 22

Realizada desde 2008, a Semana da Cultura Árabe da SBSL (Sociedade Beneficente Sírio Libanesa) de Piracicaba amplia sua programação para atividades que acontecem ao longo do mês de abril. As ações começaram na quinta-feira (5), em solenidade para associados, e seguiu, na segunda-feira (9), com a abertura da exposição Trajes e Objetos da Cultura Árabe, na sede da entidade, no Centro.
 
Em visita ao JP, Marcelo Magro Maroun, presidente da entidade, disse que a comemoração anual da Semana Árabe — aprovada pela Câmara em 23 de março de 2008, por iniciativa do vereador Carlos Gomes da Silva (PP) — é uma forma de reconhecer os 115 anos de trabalho da SBSL na cidade. “Realizamos atividades sociais e damos suporte aos patrícios e aos refugiados que nos procuram, além disso, sempre tivemos o foco de preservar a nossa cultura aqui no Brasil, por isso, desde o ano passado ampliamos a programação para todo o mês”, disse Maroun, ao lado do vice-presidente Tufi Buchidid e da diretora social da entidade, Sandra Maria Elias Silva.
 
Entre as atividades que acontecem ao longo deste mês, Maroun fez questão de enaltecer a exposição de objetos árabes. “Ela ficará aberta até o dia 20, sempre de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Quem for até a nossa sede, na rua Governador Pedro de Toledo, 1.045, terá apoio de um funcionário, que servirá como guia durante a visita, contando a história da entidade, de sírios e libaneses, além de explicar o significado de cada objeto e traje exposto”, contou.
 
Para esta sexta-feira (13), a Câmara entrega títulos beneméritos aos descendentes árabes Antônio Luiz Lordello Chaim e Ivan Arbex. A solenidade será no salão nobre, às 19h30. Em seguida, os membros da diretoria, homenageados e convidados participarão de jantar festivo. “É importante homenagear estas pessoas que tanto representaram para nossa comunidade sírio-libanesa”, destacou o presidente da SBSL. 
 
Outro destaque está para o lançamento do livro Alma libanesa, Coração Piracicabano, de autoria de Antonio Jorge Kraide, publicado pelo seu neto — e diretor da entidade — Victor Kraide Corte Real, com apoio do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). O evento será dia 14, às 19h, na sede da entidade, com entrada gratuita. “É um livro muito bonito e com ótimas histórias de famílias árabes de Piracicaba e mostra o orgulho de sempre estarmos de portas abertas a todos que nos procuram”, afirmou Maroun.
 
 
OUTRAS ATIVIDADES — Dia 21, às 18h, acontece a missa Ortodoxa com o padre Pedro Marsiglia, na capela do colégio Dom Bosco Assunção. O encerramento das atividades acontecem no domingo (22), às 9h, com missa Maronita, presidida pelo monsenhor Jamil Nassif Abib, na Igreja São Benedito, no Centro.