Anglo Piracicaba: 45 anos de sucesso no sistema educacional

educação Bistaco: uma vida dedicada à arte de educar e de formar cidadãos autoconfiantes. ( Foto: Divulgação)

Sucesso nos vestibulares das melhores universidades é o certificado da competência do Sistema Anglo de Ensino

Com 45 anos de existência em Piracicaba, o Anglo conta com duas unidades – o Colégio Cidade de Piracicaba, mais conhecido como unidade Cidade Alta e o Colégio Portal do Engenho, na Vila Rezende. A entidade mantenedora do Anglo Piracicaba também é responsável administrativa das unidades Anglo Capivari e Anglo Tietê.

O sucesso nos vestibulares das melhores universidades é o certificado da competência do Sistema Anglo de Ensino. Muito mais que um conjunto de livros e apostilas, o Anglo é um Sistema de Ensino com mais de 67 anos de experiência, que se adapta à realidade de nossa escola sem descaracterizá-la, agregando valores. As unidades trabalham com material apostilado do Sistema Anglo do minimaternal ao ensino médio e cursos pré-vestibulares.

A educação Infantil situa-se em prédio exclusivo com mobiliário e estrutura física adequados ao tamanho das crianças. As ‘ferinhas‘ (como chamamos nossos alunos do Infantil) participam do Projeto Letranglo que incentiva a escrita. Para nós a alfabetização é a fase mais importante, portanto é o nosso foco dar ótima base na leitura e escrita aos alunos.

No ensino fundamental começa o projeto O Líder em Mim, que promove a estruturação do currículo socioemocional, o que possibilita o desenvolvimento de competências importantes no século XXI, a fim de tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que tenham sucesso na escola e na vida.

A unidade Anglo Cidade Alta conquistou, em 2018, a certificação internacional de Escola Farol do Programa O Líder em Mim: a nona do Brasil a receber a titulação e a primeira em Piracicaba. O título é o reconhecimento da excelência atingida pela instituição. Além dessa conquista, os alunos ganharam medalha de bronze e prata na Olimpíada Paulista de Matemática e uma aluna conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Matemática da Unicamp.

No ensino fundamental II, os alunos iniciam as aulas de educação tecnológica (Robótica) e ainda este ano, em dezembro acontecerá o primeiro Torneio Interno de Robótica. Os alunos do 1º ao 9º ano participam de aulas dança, ginástica acrobática, futebol, handebol, voleibol e basquete.

No ensino médio, a carga horária de aulas é maior e o foco é no Enem e principais vestibulares. “Em Piracicaba somos o colégio que mais aprova nas melhores e mais concorridas universidades do país”, disse o mantenedor do colégio Dorival Bistaco. O Anglo é pioneiro no extensivo pré-vestibular e com sua estrutura e equipe de professores, a escola oferece a melhor preparação aos alunos.
Em destaque também os alunos do ensino médio do Colégio Portal do Engenho realizaram um sarau sobre Distopias. O sarau foi produto final do projeto Oficinas de Textos, em que os alunos leram e escreveram sobre variados temas, dentre eles: Sociedade de controle, sociedade da (des)informação e sociedade do espetáculo, os quais contribuem para a ampliação do conhecimento de mundo e do processo argumentativo, tão importante para os futuros vestibulandos.

No evento, os alunos declamaram trechos de grandes nomes da Literatura Distópica, como, por exemplo, ‘1984‘, de George Orwell, ‘Admirável Mundo Novo‘, de Aldous Huxley, e ‘Fahrenheit 451‘, de Ray Bradbury. Recitaram Shakespeare, cantaram, dançaram, representaram pequenas peças teatrais, enfim, realizaram diversas atividades artísticas com o intuito de levar os colegas a refletir sobre a importância de uma mudança de postura para salvar o mundo.

Dessa forma, o nosso sarau pretendeu incomodar para conscientizar, afinal, as distopias funcionam como alertas sobre a ideia de que a humanidade pode ser moldada em uma forma ideal, o que requer esforço não só individual, mas, sobretudo, coletivo. “A preocupação de nossa escola hoje não é só formar o aluno para ingressar na universidade, mas também sua formação socioemocional”, garante Bistaco.

(Da Redação)