Animais do Zoo ganham proteção contra o frio

Atenção especial da direção do espaço público é para as aves e os primatas, mais sensíveis ao frio. (foto: Divulgação)

Nas últimas duas semanas, as temperaturas caíram em Piracicaba. Em alguns dias chegaram a 3ºC. E não são só as pessoas que sofrem e precisam mudar a rotina para ficarem mais confortáveis. Os animais também precisam se proteger e os que vivem no Zoológico Municipal de Piracicaba recebem cuidados especiais nesse período.

Quem for ao Zoo nos próximos dias pode estranhar ao ver, logo na entrada, os recintos das araras e papagaios: eles estão totalmente envoltos com lona plástica branca. Isso porque, de acordo com Camilla Xavier Mendes, médica veterinária do Zoo, as aves são as mais sensíveis ao frio.

Outros que ganharam atenção especial foram os mamíferos. No chão de seus recintos foram montadas, sobre bases de madeira, camas quentinhas, cobertas com feno. Já os répteis, animais de sangue frio, como as serpentes e os jabutis, podem contar com o aquecimento de lâmpadas o ano todo.

CALORIAS EXTRAS

A alimentação para os animais é variada e balanceada durante o ano inteiro. Hoje de manhã, 10/07, os macacos se deliciavam com escarola fresca, milho cozido, melancia, uva e banana enquanto tomavam sol. Já os queixadas e os cachorros-do-mato recebiam melancia, abóbora, banana, ovo, cenoura e beterraba. No frio, são introduzidos alimentos mais calóricos para alguns animais, como amendoim e outras sementes.

Com as proteções, a visitação ao Zoo não fica comprometida. Durante a noite, as lonas dos recintos das aves ficam abaixadas e, de manhã, quando o sol aparece, a parte frontal é aberta. Na verdade, muitos animais ficam até mais expostos, já que buscam se esquentar ao sol.

O casal Levison Locádio Batista e Marilena Leocádio Batista, de São Paulo, estava de passagem pela cidade, com as filhas Mariana e Letícia, e aproveitaram para visitar o Zoo. “É muito bem cuidado. Gostamos muito”, disse Levison. Segundo Marilena, a estrutura de proteção ao frio não atrapalha a visita. “Não atrapalha e é importante para protegê-los”, disse.

O Zoológico de Piracicaba tem aproximadamente 340 animais. São 53 espécies de aves, sete de répteis e 25 de mamíferos.

Da Redação