Anjos rosa

 O céu é o limite para esses abnegados médicos e voluntários que ajudaram a salvar milhares de vida. São os anjos “rosa” do município

Outubro está chegando. Junto com o novo mês vem uma das campanhas de conscientização do câncer mais bem sucedidas no Brasil. É o Outubro Rosa, campanha de prevenção aos cânceres que mais afetam as mulheres: de colo de útero e de mama. E, pela primeira vez, o município recebe a carreta da Fundação Ilumina, que vai fazer os exames, que podem ajudar a salvar a vida de muitas mulheres, porque ajuda a detectar o câncer em seu estágio inicial.

Ontem, a Fundação Ilumina realizou workshop Rastreabilidade do Câncer: Pilares para uma saúde integrada, para discutir o uso da tecnologia no diagnóstico e prevenção da doença e apresentou o novo sistema para unificação de informação entre entidades públicas e particulares de saúde, mostra reportagem de Fernanda Moraes e Felipe Poleti, publicada nesta edição. Somente quem tem ou teve câncer e seus familiares conhecem bem a importância do trabalho realizado pela entidade. A meta é zerar a fila de espera por exames de mamografia até dezembro deste ano.

Uma novidade anunciada pelo secretário de Saúde, Pedro Mello, foi o desenvolvimento do Projeto Solis, que permitirá que a rede pública e privada tenha o histórico médico de todos os portadores, para dar mais agilidade ao atendimento e economia ao SUS (Sistema Único de Saúde).

No ano que vem, a população ganhará o Hospital do Ilumina, que será um passo enorme para fechar o ciclo de prevenção, tratamento e remissão da doença. A vantagem de todo esse sistema é que os pacientes são atendidos gratuitamente, pelo SUS.

A intenção é que Piracicaba seja referência para o Brasil. Alguém duvida? Conhecendo a médica Adriana Brasil e sua equipe, o céu é o limite para esses abnegados médicos e voluntários que ajudaram a salvar milhares de vida. São os anjos “ rosa” do município.

(Claudete Campos)