ANS revalida certificação ouro da Unimed Piracicaba

A mais alta distinção que uma operadora de planos de saúde pode receber no Brasil foi revalidada à Unimed Piracicaba, que conquistou, em junho do ano passado, o selo ouro no Programa de Acreditação de Operadoras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Com 98% de aprovação, a certificação é válida até junho de 2020 e integra as linhas de cuidado do Planejamento Estratégico da cooperativa.

Mais uma vez, a certificação atestou a qualidade dos serviços e a segurança em relação à estrutura e operação e desempenho da rede de profissionais, além do nível de satisfação dos beneficiários. “A revalidação se deve ao comprometimento de uma equipe de médicos e colaboradores empenhados em desenvolver um sistema de gestão que tem como base a assistência”, disse Carlos Joussef, presidente da Operadora. Para chegar à acreditação no ano passado, a Unimed Piracicaba foi avaliada por auditores da DNV-GL Business Assurance – empresa certificadora internacional autorizada pelo Inmetro no Brasil -, que analisaram mais de 300 processos, principalmente prontuários de pacientes que evidenciam a  qualidade da assistência médica. “Problemas existem,
mas atuamos firmemente na gestão dos recursos organizacionais, sempre buscando estratégias inovadoras e eficientes”, completou o dirigente.

Há sete anos à frente da cooperativa, Joussef revela que a certificação da ANS, bem como os selos de qualidade do Hospital Unimed e ISO, representam a realização de um sonho para uma
diretoria comprometida com a vida de seus beneficiários. “Vou sempre me orgulhar desses momentos. Afinal, escrevemos uma nova história para a Unimed Piracicaba, que, hoje, é referência nacional pela gestão sólida e eficiente”, completou.

De acordo com Isabela Annicchino, gerente estratégica da Qualidade da Unimed Piracicaba, o processo para obter a acreditação da ANS teve início em 2016. “Atuamos na reorganização
dos processos e na qualidade assistencial para satisfazer nossos beneficiários. Por isso, devemos pleitear novas certificações, inclusive selos internacionais”, enfatizou.

Para os avaliadores da DNV-GL, a Unimed Piracicaba se destacou mais uma vez por manter uma gestão sólida e estruturada, além de bem disseminada em todos os níveis hierárquicos da organização; missão, visão e valores tratados de maneira operacional e equipes qualificadas. “Não é qualquer operadora que alcança essa classificação. Apenas instituições bem estruturadas. E, hoje, ter a certificação ouro é um diferencial que muitas operadoras no País não têm”, disse o avaliador Jorge Naves.

ACREDITAÇÃO
O Programa de Acreditação tem como objetivo certificar a qualidade assistencial das operadoras de planos de saúde, de acordo com avaliação feita por entidades de acreditação homologadas
pela ANS e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

A certidão de acreditação pode ser conferida em 3 níveis. Nível I, operadoras de planos de saúde avaliadas entre 90 (noventa) e 100 (cem) pontos; nível II, entre 80 e 89 pontos e nível III, entre 70 e 79 ponto.

Da Redação