Apaa divulga programação da 11ª edição do Festival Paulista de Circo

Circo Palhaços Sem Fronteiras é uma das atrações. ( Foto: Rodrigo Berton)
circo
Gêmeas Dias também vão se apresentar no evento. (Foto: Divulgação)

A Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) divulgou ontem a programação completa da 11ª edição do Festival Paulista de Circo, que acontece no Engenho Central no próximo mês, entre os dias 5 e 9, como já noticiado pelo Jornal de Piracicaba. As cerca de 65 apresentações, envolvendo circo tradicional e contemporâneo, são totalmente gratuitas. O Festival Paulista de Circo é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e execução da Apaa.

Como ocorreu nos anos anteriores, o evento de arte circense de 2018 terá três lonas (Arrelia, Pimentinha e Piolin) e um palco (Figurinha), além de um festival de mágica, organizado por Ricardo Malerbi, no Teatro do Engenho. Nos dias 5 e 6 de setembro, os espetáculos são reservados aos alunos da rede pública. Haverá, inclusive, sessões com audiodescrição. A abertura para o público em geral acontece na noite do dia 6, com Os Reis da Gargalhada, espetáculo criado e dirigido por Jairo Mattos especialmente para o festival, conforme Elena Germani, gerente de comunicação da Apaa.

Entre as atrações da 11ª edição do Festival Paulista de Circo estão o Circo Stankowich, em atividade desde 1856, os Palhaços Sem Fronteiras, que tem atuação voltada a apresentações em campos de refugiados, abrigos, ocupações e alojamentos, e o Circo de Ébanos, que tem a cultura afro-brasileira como ponto central de suas criações. Programação completa em omelhordaculturasp.com.

“A diversidade é uma constante dentro desse processo de montagem da programação. Temas de interesse social se fazem presentes, como a cultura afro-brasileira, trazida pelo Circo de Ébanos, e o trabalho dos Palhaços Sem Fronteiras”, ressaltou Elena.

Nos dias 7 e 8 de setembro, trupes circenses vão de Kombi aos bairros Cecap, Parque Piracicaba, Santa Fé e Vila Sônia para se apresentarem.

SERVIÇO — 11º Festival Paulista de Circo. De 5 a 9 de setembro, no Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454, Vila Resende). Informações: omelhordaculturasp.com.

(Raquel Soares)