Apenas 25,88% dos eleitores piracicabanos aderiram a biometria

Biometria em Piracicaba está abaixo da expectativa, aponta Cartório Eleitoral (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Apenas 25,88% dos eleitores de Piracicaba aderiram, até o momento, ao Programa de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral. De acordo com a chefe da 270ª Zona Eleitoral da cidade, Luciana Daniel, a procura está bem abaixo do esperado e a intenção é que mais eleitores façam a revisão biométrica a fim de evitar filas no final do prazo.

Segundo ela, apesar de em Piracicaba a biometria ser obrigatória somente em 2022, os cartórios estão adiantando a mudança. “Mas a procura está aquém das nossas expectativas”, afirmou.

A cidade de Piracicaba conta atualmente com 285.759 eleitores e 74.487 fizeram a revisão biométrica conforme informou Luciana. Neste sábado (15) os cartórios eleitorais abrirão excepcionalmente, atendendo das 8h às 13h.

Luciana explicou que O prévio agendamento faz com que o eleitor não fique esperando, pois será atendido no horário marcado. O agendamento é feito pelo site do TRE/SP, clicando-se em agendamento biométrico. “Mas quem não quiser agendar, pode vir até o cartório e pegar senha e aguardar o atendimento”, acrescentou.

O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. As três zonas eleitorais estão localizados no mesmo endereço: Rua São José, 940, Centro e atendem os municípios de Piracicaba, Saltinho, Rio das Pedras e Charqueada.

O Programa de Identificação Biométrica do Eleitor da Justiça Eleitoral tem como principal objetivo fortalecer a segurança do processo eleitoral, por meio do registro da impressão digital dos eleitores, a fim de garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que aquele que se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral/revisão.

Para fazer a biometria, é necessário levar documento oficial de identificação original, comprovante de residência dos últimos três meses e o título, caso tenha.

Beto Silva