Apenas 28% dos eleitores fizeram recadastramento biométrico

A baixa adesão fez com que os cartórios eleitorais realizassem plantão neste sábado, das 8h às 13h. Piracicaba tem 286.570 eleitores. Identificação Biométrica será obrigatória. (foto: Amanda Vieira/JP)

Dos 286.570 eleitores de Piracicaba, 80.286 deles fizeram o recadastramento biométrico que prevê a coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. O número de piracicabanos que fizeram o procedimento – apenas 28% do eleitorado – está abaixo das expectativas dos três cartórios eleitorais da cidade.

O Programa de Identificação Biométrica do Eleitor da Justiça Eleitoral tem como principal objetivo fortalecer a segurança do processo eleitoral, por meio do registro da impressão digital dos eleitores, a fim de garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que aquele que se apresentar no momento do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral/revisão.

A biometria ainda não será obrigatória nas eleições municipais de 2020 e o prazo para que todos os eleitores estejam identificados pelo sistema começa a contar de novembro de 2020 a dezembro de 2021, quando todo os eleitores Brasil deverão ter feito o recadastramento biométrico, segundo explicou a chefe da 270ª zona eleitoral de Piracicaba, Luciana Daniel. Segundo ela, para atender a demanda, a Justiça Eleitoral tem feito plantões aos sábados a fim de atender todos os eleitores.

Luciana lembrou que não se trata de mutirões, uma vez que os cartórios têm trabalhado com o mesmo número de funcionários. A maioria dos atendimento é feita por agendamento que deve ser feito pelo site (tre-sp. jus.br). Luciana lembrou que o Poupatempo em Piracicaba não faz atendimento eleitoral, apenas os cartórios.

Para o atendimento é necessário apresentar o título de eleitor, RG, comprovante de endereço. Para os homens que forem tirara o primeiro título, além dos documentos acima, é preciso apresentar o certificado de reservista. Os cartórios eleitorais de Piracicaba estarão de plantão hoje, das 8h às 13h. Os próximos plantões, Segundo informou Luciana, acontecem em 19 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro, no mesmo horário: das 8h às 13h. Para o eleitor que não fizer o agendamento, ele pode ser atendido por senha, o que leva mais tempo e vai depender da disponibilidade de vagas.

Luciana explicou que o agendamento garante o atendimento na hora agendada. Já todo o processo do recadastramento biométrico leva – no máximo – dez minutos. “Estamos fazendo os plantões para evitar grandes filas quando se tornar obrigatório”, enfatizou. As três zonas eleitorais estão localizados no mesmo endereço: Rua São José, 940, Centro e atendem os municípios de Piracicaba, Saltinho, Rio das Pedras e Charqueada.

O atendimento ao público é de segunda a sexta das 12-18h, mas neste sábado, dia 15/6, haverá plantão e o atendimento será das 8-13h.

Beto Silva
beto.silva@jpjornal.com.br