Após reclamação, Mirante desentope bueiro no Bairro Alto

Com a reclamação, a empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Piracicaba, Mirante, enviou engenheiro ao local que diagnosticou o problema e, ainda no final da tarde de ontem, ainda realizaram o desentupimento do bueiro. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Na manhã de ontem, moradores da rua Manuel Ferraz de Arruda Campos, no Bairro Alto, procuraram o JP para falar de um problema crônico no local: um bueiro que “vira e mexe” fica entupido e extravasa esgoto por dias na rua. Segundo os moradores, a situação acontece há, pelo menos, cinco anos.

Com a reclamação, a empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Piracicaba, Mirante, enviou engenheiro ao local que diagnosticou o problema e, ainda no final da tarde de ontem, ainda realizaram o desentupimento do bueiro.

De acordo com a auxiliar administrativa, Erica Santos, o problema com este bueiro é crônico e preocupa os moradores. “Já faz cinco anos que isso acontece. O problema trouxe e ainda traz muito constrangimento não só para os clientes da imobiliária, mas também para os moradores. A calçada vive suja, cheia de gordura e o cheiro é insuportável”, reclamou.

O vendedor Elton Almeida de Assis acredita que o problema é causado por uma lanchonete que fica na rua de trás da imobiliária. “Acredito que ele despeje óleo ou gordura na rede de esgoto e isso causa o entupimento. Além do mau cheiro, da calçada suja, ratos aparecem com frequência e entram nas casas. Isso é uma falta de higiene. Espero que o órgão público competente tome uma providência urgente”, afirmou.

Em nota, a Mirante informou que além de desentupir o poço de visita (bueiro) fez ação corretiva e para prevenir futuras obstruções. “Foi realizada uma lavagem da rede coletora de esgoto com o caminhão de alta pressão”.

A concessionária esclareceu que o estabelecimento em questão foi notificado e orientado sobre a importância de instalação da caixa de gordura, a fim de se evitar novas obstruções. “Em situações como essa, a concessionária elabora e entrega ao proprietário do imóvel uma notificação que possui o caráter informativo, pois não tem autonomia para aplicar qualquer tipo de multa”.

Marcelo Uliana
[email protected]