Aprenda a fazer Degli Dei, uma deliciosa bebida junina

Com álcool ou sem, bebidas típicas de festas juninas não podem ficar de fora. (foto: Amanda Vieira)

Além dos deliciosos quitutes das festas juninas como bolos de milho, cuscuz e cocadas, outras preparações gastronômicas também fazem sucesso nas quermesses: as bebidas juninas.

O quentão é um exemplo de bebida tipicamente caipira e que não pode faltar nas festas de junho. A mistura de cachaça, açúcar, gengibre e limão pode ter origens ligadas ao interior de Minas Gerais, onde os moradores das áreas rurais mais frias degustavam a preparação para combater o frio. A receita ultrapassou as barreiras caipiras e hoje é parte do cardápio das festas dedicadas a São João, São Pedro e Santo Antônio em todo o país.

Já o vinho quente tem raízes europeias, onde é, geralmente, consumido durante as festividades de Natal no inverno. O costume de misturar especiarias ao vinho vem dos antigos gregos, que tentavam prevenir o desperdício da bebida que estava prestes a vencer. Durante a Idade Média, a receita se popularizou por toda a Europa e era possível comprar sacos em que as especiarias já vinham misturadas, prontas para a preparação da bebida.

Gostoso e não alcoólico, o suco de milho, tão popular na região de Piracicaba, deve sua fabricação aos mexicanos. Isso porque a planta foi encontrada pela primeira vez em ilhas do Golfo do México, há de 7 mil anos. O nome, de origem caribenha, quer dizer “sustento da vida”, e retrata muito bem os benefícios do milho, um cereal com altas qualidades nutritivas. Cheio de fibras, os grãos da planta também são ricos em vitaminas B, A e sais naturais.

Para te ajudar a inovar nas festividades, a consultora de etiqueta e entusiasta culinária, Graciette Simioni, revela uma receita de família, que reúne de forma deliciosa os ingredientes juninos – e o melhor de tudo é que a bebida pode ser servida quente ou fria.

DEGLI DEI (dos Deuses, traduzido do italiano)

Ingredientes:
*6 laranjas Bahia;
*1 limão;
*80gr de gengibre fresco;
*2 canelas em pau de 8 cm cada;
*100ml de Cointreau;
*100ml de cachaça;
*1 ½ xicara de açúcar.


Modo de Preparo:
Descasque as laranjas com o cortador, tirando apenas a casca, sem a parte branca da fruta, e reserve num pote de vidro de boca larga.
Coloque, em uma panela, o suco das 6 laranjas que já estarão sem a pele, o suco de 1 limão, açúcar, o gengibre picado e a canela em pau.
Leve ao fogo e mexa bem para dissolver os grãos do açúcar.

Desligue o fogo quando levantar fervura. É importante não pode deixar ferver.
Depois de frio, despeje a bebida no pote de vidro que estão com as cascas da laranja e deixar descansar por dois dias. Após esse tempo, coe a receita e coloque em uma jarra ou garrafa de vidro.

Mariana Requena
[email protected]