Apresentado, Cléber Gaúcho projeta novo trabalho no clube

futebol O técnico Cléber Gaúcho foi apresentado oficialmente ontem pelo XV de Piracicaba. (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

Na briga pela classificação para a segunda fase da Copa Paulista, o XV de Piracicaba entra no G-4 em caso de vitória na próxima rodada. Após empatar sem gols contra o Rio Claro, no último sábado (25), o Nhô Quim se manteve na quinta colocação do Grupo 2, com seis pontos somados, dois a menos que o Red Bull, próximo adversário da equipe. Sem tempo para trabalhar o time titular que enfrentou o Galo Azul, o técnico Cléber Gaúcho elogiou a postura do Alvinegro fora de casa.

“Os atletas conseguiram cumprir a função. Lógico que ainda faltam algumas coisas, mas eles conseguiram pelo menos nos deixar contentes no sentido da entrega, disposição, o fato de não se abater. Eles estavam tristes no vestiário pelo resultado. No primeiro tempo, comandamos as ações do jogo e poderíamos ter vencido, pois tivemos inúmeras finalizações, algumas no gol, é uma situação que precisamos ajustar. No segundo tempo, foi uma partida mais equilibrada, a equipe do Rio Claro cresceu e nós, em contrapartida, desorganizamos um pouco”, disse o treinador, que explicou o acerto rápido com o clube.

“Foi algo que me pegou desprevenido, uma loucura total. Conversei com a diretoria na sexta-feira (24), por volta do meio-dia, e acabei aceitando o desafio por se tratar do XV, que é quase a minha segunda casa”, afirmou. O Nhô Quim volta a campo no próximo sábado (1º), às 18h30, para encarar o Red Bull no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O zagueiro João Victor, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Rio Claro, cumpre suspensão automática e desfalca o Alvinegro.

APRESENTADO

Apesar da estreia no fim de semana, Cléber Gaúcho foi apresentado nesta segunda-feira (27). Em entrevista coletiva realizada no Barão da Serra Negra, o gestor de futebol Diego Cope deu as boas-vindas ao novo comandante da equipe. “Conversamos bastante no fim de semana. Estou muito feliz com sua chegada, as referências foram as melhores. Conhecemos o seu desempenho e espero que a gente possa ter uma boa recuperação sob o seu comando, não tenho dúvidas de que vamos sair da atual situação”, disse Cope.

Identificado com o XV, Cléber Gaúcho irá usar o conhecimento que possui do clube para trabalhar com um elenco formado, na maioria, por atletas jovens. “O XV é uma equipe um pouco diferente das demais. É raiz (risos). A cobrança aqui realmente existe e o torcedor, o povo piracicabano, vive muito o XV. Nós estamos passando confiança aos atletas que chegaram e dizendo para eles que, se eles se dedicarem e nós fizermos as coisas acontecerem, a torcida irá carregá-los nos braços”, falou o técnico.

REFORÇOS

As inscrições para a primeira fase da Copa Paulista terminam dia 18 de setembro. O Alvinegro ainda tem uma vaga para ser preenchida, além de poder substituir o volante João Santos, que está lesionado. Do atual elenco, apenas o goleiro Luiz Fernando, o meia André Cunha e o atacante William José não foram inscritos na competição. Segundo Cléber Gaúcho, o XV não deve buscar novas contratações para a sequência da primeira fase.

“O que foi passado para mim é que não contrataríamos mais. Vim para o XV ciente disso. Vamos buscar a classificação com o elenco que temos, procurando dar confiança aos atletas, para que eles possam executar melhor as suas virtudes dentro de campo. Passando de fase, abre-se uma possível janela para tentarmos alguma coisa, mas não me deram grandes perspectivas. É claro que tudo vai depender do mercado, algum atleta que venha quase a custo zero, pois nossa situação financeira não é boa, como todos já sabem”, finalizou Cléber Gaúcho.

(Líder Esportes)