,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Regina Volpato volta à TV aberta após 5 anos
  • As herdeiras do mundo da moda
  • Rio perde dois patrimônios de sua cultura

Um Nobre Esforço
Fortunato Losso Netto
16/09/2017 14h06
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
Estamos empenhados em uma verdadeira arrancada de emancipação nacional. Em todos os setores o esforço é ciclopico, para vencer a barreira do subdesenvolvimento que nos paralisou todos os musculos, tornando este grande país um gigante que dorme.
 
A par do desenvolvimento industrial, faz-se mister o adiantamento no trato da terra, sem o que nenhum progresso será possivel. A alimentação do homem, com o aumento da produtividade agro pecuaria, tem que seguir paralela com o suprimento de materia prima, de origem agricola, para atender às necessidades industriais.
 
Partindo da premissa de que não ha melhoramento do padrão agro pecuario, sem o preparo urgente de maior numero de tecnicos para os trabalhos no campo, é bem facil imaginar-se o papel de alta significação da nossa Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz‘ nesse planejamento administrativo. Parece que estamos no apice de amadurecimento do sonho de Luiz Vicente de Souza Queiroz: agora a necessidade do engenheiro-agronomo se faz premente, e disso é um indice a procura desses profissionais, que hoje são requisitados em cada vez maior numero, sendo procurados para colocações quando ainda estão no fim do seu currículo escolar. Não ha muito, o secretario da Agricultura, dr. José Bonifacio Coutinho Nogueira, que está encarregado pelo governador Carvalho Pinto da mais ingente e importante tarefa deste governo, em declarações à imprensa, acentuava a necessidade de mais engenheiros-agronomos, para poder levar avante o Plano de Ação, no setor da Agricultura.
 
 
Chegou a hora, pois, do papel de preponderancia da ‘Luiz de Queiroz‘, na Universidade de São Paulo. Para isso, Piracicaba se preparou durante mais de meio seculo, num esforço magnifico, em que o idealismo de professores e mestres conseguiu manter a chama do ensino agricola, do aperfeiçoamento tecnologico na agricultura, da pesquisa nacional, para os problemas agronomicos brasileiros.
 
Por isso, não poderia este cantinho de jornal deixar de ressaltar e aplaudir o nobre esforço que vem sendo feito, de alguns anos a esta parte, para divulgar a nossa ‘Luiz de Queiroz‘ não por um sentimento de bairrismo, mas por elevado espirito patriotico, a fim de que maior numero de moços se encaminhem para a profissão de que o Brasil tanto precisa, para assegurar a sua arrancada para o futuro.
 
Os rapazes do Centro Academico ‘Luiz de Queiroz‘, por todos os meios e modos vêm desenvolvendo notavel esforço, nesse trabalho de divulgação da sua escola, quer exibindo filme bem realizado sobre os trabalhos na tradicional escola de agronomia, quer fazendo palestras junto aos alunos do segundo ciclo, em São Paulo, quer em caravanas pelo Brasil a fora, fazendo trabalho de verdadeira brasilidade.
 
Agora estamos divulgando um comunicado do dinamico diretor da ‘Luiz de Queiroz‘  o dr. José Benedito da Camargo  que está tomando providencias para a realização de curso de preparatorios ao exame de habilitação, inteiramente gratuito, para incentivar o acesso à ‘Luiz de Queiroz‘ de maior numero de candidatos. Iniciativa louvavel que democratiza o ensino superior e mostra que estamos no bom caminho nas maiores conquistas da Democracia.

Fortunato Losso Netto

Foi médico, jornalista, diretor e proprietário do Jornal de Piracicaba


 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar